30.4.10

Porque hoje é sexta feira

29.4.10

Estou mais do que aborrecida, preocupada, com o derramamento de petróleo no Golfo do México.É o tipo de coisa que não pode passar despercebida. Acho nem mesmo os americanos sabem o tamanho do estrago e todas as suas conseqüencias. E o Capitão Planeta, infelizmente, não existe na vida real. O impacto sobre a vida marinha é violento e cruel demais, afinal não é nada natural que se despejem 800.000 litros de petróleo no oceano, diariamente. E serão prejudicados, além de todos os animais marinhos da região, os pescadores que vivem da pesca na Louisiana e imediações. Não escrevi antes porque meu tempo está apertadíssimo pois além do trabalho habitual, temos de finalizar o filme até o começo do mês. A imagem abaixo, que mostra a mancha de óleo como um borrão cinza escuro no canto direito, é do satélite Envisat, da Agência Espacial Européia.

Enquanto isso em Terra Brasilis, logo cedo fui fazer um estudo fotográfico para o cartaz do filme. A modelo, que também é uma atriz competentíssima, foi meu plano B. Afinal, vocês se lembram que na semana passada a outra atriz resolveu que não queria mais aparecer no material de divulgação? Então, foi isso e foi super chato o que aconteceu...mas por outro lado acho que foi sorte nossa.Essa nova menina já fechou conosco o próximo filme e resolvemos testá-la para o papel de protagonista. Mas esse projeto é longo e agora temos prioridades mais urgentes. Compartilho com vocês as fotos do estudo para o cartaz em primeira mão:


28.4.10

Mais uma para embalar nosso sono...

Bom dia!!!

Que tal começarmos bem o dia, héin?



Quebra Cabeça Sem Luz
Oswaldo Montenegro

É na clareza da mente
Que explode a procura de um novo processo
E o que é meu direito eu exijo, não peço
Com a intensidade de quem quer viver
E optar: ir ou não por ali.

A nossa primeira antena é a palavra
Que amplia, a verdade que assusta
E a gente repete que quer mas não busca
E de um modo abstrato se ilude que fez

Mas qualquer dia vai ter que ficar definido o caminho
É mais louco do que já supôs a tal sabedoria
Magia que eu hoje procuro entender
Pra que o corpo supere a fadiga
Você o que pensa do assunto?
Se a gente se encontra mas nunca tá junto
Vivendo esse quebra cabeça sem luz

Pra não ficar dividida
Minha mente estabeleci combinado
Faria dizer pondo um pouco de mate gelado
Fazer como os loucos
Falando aos tropeços, perdão Rita Lee.

Pra que a gente se entenda algum dia
Há de ser como o louco Quixote
A lógica insiste em guardar no seu pote
A mais linda palavra que eu ia dizer.

Mas qualquer dia você
Vai me ver disfarçar e fazer como eu
Que disfarço na tal fantasia a magia
Só me fantasio do que venho a ser.

E o que espera da minha cabeça
De ser invertida
Sonata que eu já compus virou rock
quem roubou minha loucura fui eu
E agora a devolvi

27.4.10

Enquanto rolo em cólicas por conta de alguns hormônios em ebulição, aproveito para relaxar escutando um pouco de passado!

Uma excelente noite para todos!!!

26.4.10

Minha mãe hoje fez 66 anos. E saímos para comemorar, só que mais cedo, porque segundo ela mesma, a sua idade não lhe permite extravagâncias.Quem bem a conhece sabe que este argumento não convence. E assim fomos, a pequena família, para a cantina favorita dela.E estava ótimo, rimos à beça.Mas também, quem consegue ficar sério numa cantina? O ambiente e a comida convidam à descontração, como se estivéssemos na casa da nonna.Bem, eu não tive isso na infância, mas acho que uma casa de avó deveria ser assim.
O bom de morar numa cidade não tão grande é que logo ao chegar, o garçom já se espanta com o tamanho do meu filho, que está pelo menos 10 centímetros mais alto do que ele.Em pouco tempo já estão em volta da mesa, o maitre e os garçons mais antigos.Eles perguntam da vida, dos amigos e depois fazem de tudo para que nos sintamos em casa.Parece que quando o ambiente é acolhedor até a comida é mais gostosa.E não tem jeito, eu gosto da cena da família à mesa. Nessa hora não tem nem cansaço, só felicidade.
Eu sou extremamente grata!
Quando temos sede bebemos, quando temos sono dormimos e assim por diante. Quando tenho a mente cansada preciso de algo que a acalme e que da mesma forma a desafie.E é assim que muitas vezes visito a Caixa de Pandora. E lá encontro mais do que respostas. Encontro paz, seja através das músicas, das palavras e ou das imagens.

24.4.10

Me prometi não fazer nada hoje...lás pelas 10 da manhã tocou o telefone e já me vi trocando de roupa e indo trabalhar, ou melhor, resolver um probleminha, só que lá na filial. Por sorte uma santa alma resolveu tudo em alguns minutos e não precisei ir. Ufa...bom sinal...ainda existe esperança!!!
Eu digo que com fé se vai longe, não é? Tão longe que alguém aceita um delicioso frozen de iogurte com calda frutas vermelhas? Na minha idade, do alto dos meus 40 e dois anos, acho que comecei a aprender a conhecer as pessoas.E tornei-me também a pessoa que resolve.
Isso me lembrou um pequeno probleminha que aconteceu com o filme que terminamos de rodar.Tudo pronto, material na edição, trilha sonora em andamento e atriz principal proibiu fotos dela no material de divulgação.E eu já tinha até marcado de fotografá-la para o cartaz do filme.Ainda não falei com ela, somente o diretor.Sou aquela que fica sempre com a conversa final, a definitiva.Mas estou tranqüila pois tenho um plano B, as always.
Talvez eu inspire segurança ou imponha respeito por conta dos meus fios de cabelos brancos. Ex fios, que foram devidamente cobertos hoje. Ou talvez seja a forma um tanto direta de me expressar. Atualmente pouca coisa me desconcerta.

22.4.10

Hoje comemora-se o Dia da Terra. A imagem acima é uma homenagem do pessoal do Google. A minha natureza ideal acho que seria mais ou menos assim, rica, diversa, colorida e iluminada.
Este dia foi criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que chamava a atenção para a poluição no planeta.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas, 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
Ou seja, já fomos todos um único continente. Em 40 anos, à partir do primeiro Dia da Terra, o que foi feito para diminuirmos a poluição e conservarmos as condições que propiciem a vida no planeta? Existem alguns princípios básicos como o respeito à vida, a integridade ecológica, justiça social e econômica, diminuição da violência e um estado democrático. Além de diminuição do consumo e do desperdício. No resto a gente dá um jeito.

21.4.10

Tiraram-lhe mais que os dentes

Vejam só... hoje é feriado de Tiradentes, mas se perguntarmos ao vizinho quem foi Tiradentes, ele responderá, quando muito, que foi um mártir. Se perguntarmos seu verdadeiro nome, poucos saberão dizer Joaquim José da Silva Xavier. Os documentos dizem que foi batizado em 12 de novembro de 1746. Não acredito que tenha nascido muito longe desta data porque teimoso que era, só podia ser um escorpiano. Afinal tenho um aqui em casa e sei bem como é.
Nosso amigo Joaquim perdeu os pais e conseqüentemente as posses, ainda muito cedo.Nessa parte da história enquanto o professor explicava os caminhos que nosso herói percorreu até a Inconfidência eu já o via como um personagem de Dickens. Do primário até o ginásio, quando os professores pediam que escolhessemos uma figura brasileira de destaque para retratar, era sempre sobre Tiradentes que eu escrevia, pois já tinha tudo decorado.Hoje minhas escolhas seriam outras.
Voltando ao Joaquim, ele trabalhou como mascate, mineirador, comerciante, explorador, alferes do exército e dentista, daí a alcunha Tiradentes.Ou seja, minha gente, o rapaz fez de tudo um pouco. Mas defendia sempre melhores condições de vida para os seus semelhantes, mesmo trabalhando muito próximo à riqueza proviniente da exploração de minérios.
Depois de muitas andanças, voltou à Minas Gerais aonde já existia um movimento de insatisfação popular e a vontade de tornar o estado independente.Foi nessa época também que no hemisfério norte, as colonias americanas tornaram-se independentes.
E com nosso herói estavam jovens vindos de Coimbra, depois de um período de maturação intelectual. Contavam também com apoio de parte do clero e da elite.Estava fácil, era só riscar o fósforo. Os favoritivismos políticos e os altos impostos fizeram pipocar o movimento.
Em 1789, nossos revolucionários foram às ruas com apoio popular. E eles só queriam instituir um governo republicano independente de Portugal, independência econômica, uma universidade em Vila Rica e fazer de São João del-Rei a capital. Seu primeiro presidente seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga e até aí não vi nada demais. Inclusive eles defendiam a libertação dos escravos nascidos no país, que só foi acontecer 82 anos depois, em 1871, com a Lei do Ventre Livre.
Mas por conta do vil metal foram delatados pelo colega de movimento, Joaquim Silvério dos Reis, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Naquela época já vigorava a máxima "amigo meu é dinheiro no bolso".
O resumo da ópera todos já conhecem, Tiradentes foi condenado e enforcado em praça pública. O mais impressionante é que no dia de hoje comemora-se um fracasso, ou pior ainda, a deslealdade de um colega.
(Imagem: Tiradentes Esquartejado, de Pedro Américo (1893) - Acervo: Museu Mariano Procópio)

20.4.10

Hoje foi dia da visita semanal à filial. Como eu ia bem rapidinho e voltava até a hora do almoço meu pai se ofereceu para ir junto.Eu aceitei, afinal é bom bater um papinho de vez em quando.E em 200km de estrada dá prá bater um papão.
Levei o filho lindo na escola e fui buscar meu pai. Aproveitei o pit stop na casa de mãe e degustei um delicioso bolo de fubá com café. Ai, como isso é bom...Todos à postos, vamos embora que o tempo voa. Meu pai se ofereceu para dirigir e eu não tive coragem de dizer não. E aos 70 e tantos anos ele dirige bem melhor que muita gente que conheço.
Já lá na filial, depois de tudo resolvido, ele quis dar uma volta pela cidade. Meu pai morou e trabalhou anos na cidade e conhece praticamente todo mundo. O que não é muito dificíl numa cidade com 80.000 habitantes.E é divertidíssimo porque ele sabe tudo de todos. Fizemos uma pequena via crucis.Parei de contar na sexta parada.Ele me apresentou à diversos lugares que eu não conhecia e aos poucos fui sentindo-me íntima da cidade também.
Foi ótimo ele ter ido junto e antes das treze badaladas estávamos de volta.Outro pit stop na casa de mãe aonde belisquei uns croquetes e comi uma laranja amorosamente descascada por meu pai. Eu juro que assim fico mal acostumada!!!
A Teresa escreveu sobre Veneza e citou num dado momento a Ilha de Murano. Daí que me veio a cabeça que umas das atividades artesanais que considero mais impressionante é a feitura de vidros e cristais.

E eu gosto particularmente de copos azuis...

18.4.10

As lembranças são mesmo coisa esquisita...pode passar um ano, dois, três...que quando a lembrança vem à mente é como se fosse ontem.Eu não sei se é assim que acontece com todo mundo, mas nesses flashbacks eu me lembro da roupa que usava e quiça da marca do perfume.E eu queria entender a lógica da memória.Pois quando me dou conta, estou no mesmo dia em que estava só que anos para frente. É como se lá dentro soasse um alarme.E ainda bem que ele não funciona somente para as coisas ruins.

The cherry on top

Dizem que os homens são todos iguais...
Prefiro crer que um homem seja capaz de se importar com as pequenas coisas. Sabe, do tipo de homem que vemos em filmes, lemos em livros e ouvimos nas músicas. Que o compositor seja um homem que na prática faça exatamente o que escutamos em suas letras.


Ora bolas, por que diabos estou pensando nisso agora? Justamente por causa dos detalhes. Qual mulher não tem uma história prá contar sobre um homem que se esqueceu somente de um pequeno detalhe.Eu mesma...e aliás acho que tenho várias.
Há uns dias atrás comemoramos 18 anos de vida conjunta. Uau...acho que finalmente atingimos a maturidade no relacionamento. E não posso reclamar.
Por ocasião da data preparei "o" jantar, depois de um dia "daqueles" no trabalho. Depois do jantar o cara metade me perguntou o que eu queria de presente. Minha primeira resposta foi que eu não queria nada. Aí ele insistiu. Na verdade, depois de 18 anos, ele não precisava me fazer essa pergunta. Se tivesse entrado em casa com uma rosa roubada do jardim eu já estaria satisfeita.Nessa hora eu sabia que eu poderia ter pedido o céu, o mar, as estrelas, uma jóia, uma bolsa caríssima, um livro raro, um filme fora de catálogo...qualquer coisa inatingível que eu sei que ele arrumaria. Pensei, pensei e falei:
- Um frozen de iogurte com calda de frutas vermelhas.
Ele riu, achou que eu estivesse de brincadeira e perguntou se eu tinha certeza do pedido e eu confirmei. Já era tarde, estava um tempo bem frio, ele achou melhor deixar para o dia seguinte e eu concordei. Hoje fazem exatamente nove dias, ele acabou de embarcar para uma viagem de cinco e eu tenho certeza que ele esqueceu do meu pedido.
Eu tenho um amigo que diz que as mulheres reclamam porque não sabem pedir, porque não sabem se fazer entender. Eu acho que eu fui bem clara e extremamente objetiva. Alguém, ou algum homem, pode estar se perguntando porque é que eu não vou lá na loja e compro o tal frozen se eu queria tanto. Porque eu não quero. Como também não estou brava, nem nada do gênero.
Escrevi isso só para exemplificar como os homens não são ligados nas pequenas coisas. As prioridades são outras, o cérebro é outro. Como sei também que neste caso específico o cara metade pode até lembrar-se lá na frente, num determinado instante, desse meu pedido. Aí ele vai me convidar para ir à loja de frozens, eu vou e tudo bem.Porque na verdade o que era importante já passou. Só que ele não se deu conta, nem vai, como uma centena de homens que conheço.Deve ser culpa da tal lógica masculina.E ainda existem mulheres que sonham que os homens possam ser diferentes do que são.

17.4.10

Eu falo tanto das crianças, defendo-as tanto, porque elas são mágicas por natureza como essas menininhas:



Não é preciso ser francês, inglês ou português...basta ser humano para perceber a forma como elas contam a estória.Se todas as crianças pudessem se expressar dessa maneira teríamos um mundo bem mais feliz :o)

16.4.10

Telefone sem fio

No meio da tarde toca o telefone na minha mesa. A telefonista diz:
-Tem uma pessoa chamada Liana querendo falar com você, mas não disse do que se trata, só que é urgente, urgentíssimo, e particular.
Acho estranho porque as pessoas mais íntimas me ligam no celular.
- Tem certeza que é comigo?
- Tenho...ela falou o seu nome.
- Então passa.
Depois de uns instantes:
- Alô, aqui é a Liana e a Jacy pediu para eu te ligar para falar da Cleuza.
- Liana, Jacy, Cleuza, a senhora vai me desculpar mas acho que isto é um engano.
- Mas você não conhece a Jacy e nem a Cleuza?
- Não...e nem a senhora.
- Então me desculpe, foi um engano.
Tum...tum...tum...
E um tremendo engano...a pessoa liga numa empresa, é transferida de ramal em ramal e depois nem sabe ao certo com quem deveria estar falando.Desse jeito acho que ela ainda não conseguiu passar o recado da Jacy.
Depois dessa e de outras situações um tanto estranhas que me aconteceram hoje...o melhor é escutar um pouco de música e relaxar. Tenham uma excelente noite!!!
A música abaixo escutei no blog da
Margarida e gostei muito...

Outra noite fiquei pensando em como estarão nossas crianças no futuro...aonde buscarão a tranqüilidade tão necessária, as pausas, em meio a toda enxurrada de informações que recebem. Como a velocidade da informação e o seu volume sempre crescente nos afeta?
Meu pensamento partiu de uma coisa aparentemente simples.Outra noite fomos jantar numa cidade próxima, coisa de no máximo 35 minutos de estrada.Nesse tempo todo meu filho parece que escutou umas 100 músicas no seu mp3. Perguntei-lhe quantas músicas tinha lá e ele logo respondeu, 216.
Me lembrei de quando tinha a idade dele e perdia quase que uma tarde inteira para gravar uma fita cassete de 60 minutos. Se gravasse as músicas diretamente do rádio, precisava esperar que tocassem as músicas que eu gostava. Já dos LPs eu precisava ficar trocando-os para compor uma boa seleção. Era um serviço lento e trabalhoso.
Hoje conecta-se o MP3 no computador, e voilá, em menos de 5 minutos lá estão 216 faixas.O que eu fico pensando é que a minha geração está se adaptando (e muito bem) à essa tecnologia, mas as novas gerações já nascem dentro desta nova realidade.Como é que o cérebro se adapta à isso? E esta adaptação das ondas mentais, creio eu que seja assim, podem prejudicar nosso físico? Essa aceleração poderia criar uma condição de estresse permanente? Eu sei que a minha geração sofre com os efeitos do estresse permanente. E particularmente eu acho que as novas gerações também, só que muito mais cedo e numa velocidade maior. Espero estar errada.
Tento ensinar meu filho a encontrar prazer em coisas que não estejam ligadas à tecnologia,E, por enquanto, até que ele faz bem a sua lição de casa, porque quando está jogando tênis ou futebol ele consegue se concentrar somente na bola.

Outro dia, ao me ver quieta e em silêncio (o que é raro), me perguntou no que eu estava pensando e eu respondi:
- Estou pensando em nada.
- Como assim, nada? O cérebro nunca pára de pensar.
- Sim...e eu estou pensado em nada. No nada absoluto.
- Isso é impossível!
- Não é não, é treino.E é bom esvaziar a mente de vez em quando.Você devia tentar.
- Mãe, isso é coisa de maluco, não tem como.
- Tá bom...tá bom...não vou discutir, mas agora me deixe pensar em nada mais um pouquinho, ok?

Daí que eu lembrei das palavras do Alberto "Fernando" Caeiro:

"Há metafísica bastante em não pensar em nada.
O que penso eu do mundo?
Sei lá o que penso do mundo!
Se eu adoecesse pensaria nisso"

Que idéia tenho eu das cousas?
Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
E sobre a criação do Mundo

Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos
E não pensar. É correr as cortinas
Da minha janela (mas ela não tem cortinas)."
(continua...)

15.4.10

Acostumei-me às sextas feiras mais tranqüilas. Mas amanhã o dever me chama à razão. Definitivamente um feriado de quarta feira, bem no meio da semana, só serve para atrapalhar minha sagrada sexta feira. É tanta coisa que me povoa o cotidiano que preciso de uns tempos de pausa. É também a tristeza pelas vítimas das enchentes que agora atingem a Bahia. São os tremores de terra por aí...podem parar que eu ainda tenho muitos lugares que quero conhecer.
É o meu dia a dia alucinante, mas também quem manda ser multitask. É a saudade que sinto das pessoas. É o amor, a atenção e o carinho que não posso compartilhar...e por pura falta de tempo.É aquela caminhada ou alongamento que eu deveria fazer, mas que sempre adio porque todo dia saio correndo, sem nem tempo de trancar a porta. É a vontade de ver um mundo melhor, mais justo e mais feliz. Sim, sou cheia de vontades e o tempo roda, num instante, as voltas do meu coração...

Bom dia!

São quase oito horas e o sono não me deixa...enquanto checo os e-mails escuto um pouco de música diretamente do fone de ouvido para ver se acordo. Hoje o café me é indispensável. No telejornal as notícias são todas desagradáveis.Mais uma vez venho perguntar o que é que está acontecendo com o planeta. Já são mais de 600 mortos na China.E os desaparecidos mais de 20 mil.Mas vamos lá que o dia está só começando e hoje ainda é quinta feira...

14.4.10

Está certo que algumas vezes eu pareço muito dura, mas em alguns aspectos eu sou é sentimental demais.E eu tinha certeza que o filme que assisti hoje iria abalar minha estrutura, aquela aparentemente sólida, que tenta evitar que eu demonstre meus sentimentos.
Mas alguns diálogos foram tão reais para mim, que eu me desmanchei em lágrimas de emoção.Não era tristeza, de forma alguma, era simplesmente emoção de se ver sentindo o que outra pessoa sentiu tb. Este ano, eu diria que o melhor filme que assisti foi, por enquanto, Inglorious Bastards. Mas foi The Blind Side que me fez chorar...por motivos estritamente pessoais...I cried a river...drop by drop...

13.4.10

Bom dia!!!
Tenho pouco tempo para escrever aqui agora, mas deixo um pouco de Nina Simone para começarmos bem o dia

12.4.10

Certa vez eu li por aí que o fino cristal depois de quebrado, nunca mais se cola. Mas no texto o autor(a) insistia e perguntava: - Mesmo assim, se eu quebrar você me cola?
E quando escuto essa música é nisso que eu penso.

Well...só agora que parei..mas ainda me restou um tempinho e muita disposição para navegar. E nas minhas andanças virtuais acabei me deparando com a Rita Lee. Aproveitei para matar a saudade dos meus 15 anos.Deixo aqui alguns momentos dessa cantora que me acompanhou durante a adolescência.



11.4.10

Bonjour e um pouco de Truffaut








Aqui estão os videos com a primeira parte de cada um desses filme de Truffaut.
O restante pode ser assistido na íntegra pelo site do You Tube.Não são considerados os melhores filmes do diretor, mas eu gosto...e traduzem o jeito Truffaut de trabalhar.
Se assistirmos Budapeste(2009), de Walter Carvalho, baseado no livro de Chico Buarque, veremos muito da estética de Truffaut, principalmente o apartamento aonde vive Kriszta.Eu vi o filme e particularmente não gostei.Não é de todo ruim, mas no geral, não me agradou. Mas, de qualquer forma, foi muito bom conhecer melhor o trabalho do ator Leonardo Medeiros.

10.4.10

As eleições estão próximas e eu digo que é bom conhecer bem o candidato antes de votar. As entrevistas são um excelente meio para isso. Fica aqui o exemplo de uma boa entrevista:

9.4.10

Todos sabem que não sou de fazer propaganda desse ou daquele lugar. Mas gostaria de compartilhar uma loja virtual que eu simplesmente amei. Um prato cheio, transbordante, para os que gostam do tema.Eu bisbilhotei cada cantinho...e uma visita à loja física já está agendada para o final do mês que vem, afinal ela fica bem no caminho do meu próximo compromisso. A Mãos do Mundo comercializa desde móveis e artesanato Balinês, Tailandês e Indiano até CDs e incensos. Dêem uma olhadinha também nas esculturas e painéis. O Catálogo de móveis é maravilhoso. Fofos também são os adesivos de Ganesh com a palma da sua mão direita erguida. Ganesh possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir obstáculos. As mãos dos seus dois braços superiores carregam, a direita uma machadinha e a esquerda uma lótus. Já a mão direita do braço inferior abençoa com prosperidade e destemor. E a mão esquerda oferece um Modaka, um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação e a plenitude.

Ao entrarem no site , liguem a caixa de som. E quando a música acabar, entrem nos CDs, pois o site disponibiliza trechos de todas as faixas. Deixem-se cativar!

8.4.10

Um homem apaixonantemente apaixonado

Eu não entendo muito de Geologia, mas alguma coisa está errada. Novas áreas acabaram de desabar no Rio de Janeiro e em Niterói. A água que passou por lá já diminuiu, mas seus efeitos continuam fazendo vítimas.As reportagens trazem notícias dos hospitais próximos aos deslizamentos.Os pronto socorros estão todos lotados porque não foram somente muitas mortes, mas também muitos feridos. É uma situação realmente atípica.Os helicópteros apontam diversos pontos de risco.E nem adianta dizer que o problema é porque as pessoas moram nos morros, isso não resolve o problema e nem alivia a tragédia. E a previsão do tempo indica mais chuva para a tarde de hoje, além de uma ressaca com ondas de até 4 metros. E os bombeiros continuam trabalhando, sem previsão de descanso.
(Foto: Ag. Reuters)

7.4.10

As cidades que habitam em mim

O Carlos, do Crônicas do Rochedo sugeriu que seus leitores escrevessem sobre as cidades da vida de cada um. Há dias que penso qual seria a cidade da minha vida e percebo que ela ainda não existe.Tenho uma queda pela minha cidade natal, São Paulo.Ela já foi muito importante para mim e hoje a guardo com saudade no lado esquerdo do peito, mas não voltaria para lá. Porque não foi só a cidade que se transformou, eu também.
Gosto muito de Recife, o Rio de Janeiro é lindo e algumas cidade do interior de Minas Gerais são extremamente acolhedoras. De Curitiba à Porto Alegre, todas as cidades são acolhedoras e cativantes. E as praias da Bahia são as mais bonitas que já vi.
Sou, inclusive, apaixonada por uma cidade que não conheço, Ushuaia.Mas é aquele tipo de amor que não tem explicação. Aos 40 anos comecei um processo de querer rever algumas cidades por onde já passei. E principalmente me comprometi a conhecer cidades que me despertam a atenção,como é claro, Ushuaia. Com direito à uma passagem por Buenos Aires que é uma cidade deliciosa.
Concluí que sou uma pessoa de passagem. Gosto hoje mais dos caminhos do que das cidades.Mais das pessoas do que dos lugares.Mais do espírito do que da matéria. Mas não descarto a possibilidade de encontrar ou reencontrar a cidade da minha vida, de sentí-la na alma.
Mês que vem retorno à Gramado, no sul do país, por ocasião de um compromisso de trabalho.É uma charmosa e acolhedora cidade, aonde me sinto tão bem quanto em Monte Verde, que fica praticamente aqui do lado. Mas é só.
Confesso que uma cidade aonde me senti em casa, embora eu tivesse somente 10 anos na época, foi Lisboa. Nos poucos dias que estivemos por lá fazia frio e muita chuva. Mas até hoje tenho na memória as muitas pedras de Sintra, pequenos barcos de pesca e mulheres vestidas de preto, dos pés à cabeça.E elas não eram tristes, pelo contrário.Com certeza vou voltar lá.
Falando em barcos, lembrei-me de um lugar que na época em que visitei muito me encantou, a Gruta Azul, na ilha italiana de Capri. Hoje o lugar é muito mais visitado e ruidoso demais para o meu gosto.Aliás, é o excesso de turistas que torna também barulhento o paradisíaco Arraial D'Ajuda, em Porto Seguro, na Bahia.Gosto de tudo na Bahia, mas também de nenhuma cidade em especial.
Muitos dizem que a cidade que tem a minha cara é Barcelona.Talvez ela seja a minha cidade, mas não acho provável, afinal tenho pouca ligação com a cultura espanhola. Gosto da estética de Gaudí, mas não o suficiente para definir a minha afeição por uma cidade específica, acho eu. E justamente pela questão estética, penso eu que eu devesse gostar de Paris, mas é outra cidade que não me diz nada. Gosto de algumas cidades americanas, muito mais pela praticidade do que outra coisa. Mas é só também.
Por enquanto, a "cidade" da minha vida sou eu mesma :o)

5.4.10

"Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um Amor sem explicação! "
Madre Tereza de Calcutá.
A Terra tremeu e desta vez foi no norte do México...se você é o tipo de pessoa que precisa sentir a terra firme sob seus pés, prepare-se, pois o ano promete muitos e muitos tremores. É assim que temos que aprender a viver. E a segurança que buscamos, muitas vezes não existe.Daí que penso sobre o que é realmente importante para mim.Vou resumir e dizer que são as pessoas e a forma como me relaciono com elas.E foi no blog da Bruna que encontrei um texto que ilustra bem a forma como eu gostaria de me relacionar com as pessoas:
"Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pega um frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe. A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. Então o professor pega uma caixa com cascalhos e coloca-os no frasco de maionese. Os cascalhos encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. Então...o professor pegou outra caixa...cheia de areia e colocou-a também no frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !" Em seguida o professor acrescentou 2 copos de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
Quero que se deem conta que este frasco representa a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. Os cascalhos são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é todo o restante, as pequenas coisas.Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para os cascalhos nem para as bolas de golfe.O mesmo acontece com a vida.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.Preste atenção às coisas que são cruciais para a tua felicidade. Brinque com teus filhos, arranje tempo para ires ao médico, namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora, pratiquee o teu esporte ou hobbie favorito. Haverá sempre tempo para limpar a casa. Ocupa-te com as bolas de golfe 1º, das coisas que realmente importam.Estabeleça as tuas prioridades, o resto é só areia.
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.
O professor sorriu e disse:...o café é só para te demonstrar, que, não importa o quanto a tua vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "

4.4.10

O amabilíssimo Manuel, do É Tudo Gente Morta, muito bem lembrou de Sarah Chang, uma jovem e talentosa violinista americana.


Seja qual for o significado da Páscoa, desejo um feliz dia para todos!!!

Seja o motivo, o renascimento de Cristo, a libertação dos escravos, as crianças salvas em Jerusalém ou ainda o início da Primavera no hemisfério Norte, que hoje seja o início de um novo momento.
E um dia para refletirmos sobre a importância da Terra e as ações do homem para que ela continue fértil. Tem quem ache que eu radicalizo quando falo de conservação, mas respeito o planeta como respeito a vida de qualquer ser vivo.É algo intrínsico a mim e está muito longe de ser um discurso vazio sobre preservação. Nasci e cresci assim, quem me critica é porque não conviveu comigo ou então nunca tentou me conhecer de verdade. Também não sou ignorante ao ponto de achar que o planeta não se auto renova, mas pera lá, a que custo?
Quando critico o consumismo exagerado e o desperdício resultante desse consumo, não falo somente em relação ao ambiente, critico o ridículo da sociedade de consumo. Será que a pessoa acha mesmo certo se matar de trabalhar para comprar uma TV de plasma de 80 polegadas. Aqui não vou nem incluir a questão de quem não tem prá comer, ok? Uma mulher precisa mesmo ter 80 pares de sapato? Uma criança precisa ter tudo o que aparece nos comerciais de TV? Um adolescente precisa usar o último lançamento daquela marca famosa? Precisamos gastar fortunas com a indústria cosmética na tentativa de prolongar o frescor da tenra idade? Já perceberam que ultimamente as campanhas publicitárias usam a palavra investir no lugar de comprar.
Se engana quem pensa que eu acho que devemos ter uma vida sem luxo.Pelo contrário, menos é mais. Eu posso optar por usar um bom perfume francês aos invés de meia dúzia de perfumes mais baratos.Vivemos num mundo aonde quanto mais se têm, mais se quer.Eu posso investir em mim, sem necessariamente comprar mais do que preciso.
Vamos aproveitar o dia de hoje, relacionado tanto ao renascimento quanto a fertilidade, para refletirmos sobre quantidade e qualidade.Que suas idéias sejam férteis, que seu trabalho dê frutos e que você saiba consumir com consciência, de preferência pensando no meio ambiente. E se não der, pense então no ambiente ao seu redor. Se mesmo assim estiver difícil pense em você e preserve-se!

2.4.10

A sexta feira Santa nos dia de hoje é esperada com ansiedade e sinônimo de feriado, viagem e bacalhoada. Esta sexta feira específica, que honestamente não tem nada de Santa, é de me revirar o estômago e está ligada à barbárie.

Me faz lembrar que homens, independentemente do grau dos pecados cometidos, eram crucificados. Eram literalmente pregados na cruz. É uma data para eu lembrar como o ser humano pode ser cruel.

E foi numa sexta feira Santa também que Irlandeses e Ingleses assinaram o Acordo de Belfast, mais precisamente em 10 de Abril de 1998, com intuito de pôr fim aos conflitos entre católicos e protestantes, que tiveram início no séc.17.
Em 1969 o governo britânico ocupou militarmente a Irlanda do Norte e, em seguida, dissolveu o Parlamento de Belfast, assumindo as funções políticas e administrativas. Em 1972, mais de uma dezena de jovens irlandeses católicos foram mortos no Domingo Sangrento. À partir daí o IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo paramilitar católico, contra atacou. Em 30 anos de conflito, cerca de 3.600 pessoas morreram na Irlanda.
Entre as propostas de paz do Acordo de Belfast estava o estabelecimento de uma Assembleia da Irlanda do Norte com poderes legislativos, assim como uma nova legislação sobre policiamento, direitos humanos e igualdade para a Irlanda do Norte, além da libertação de presos políticos.
Este acordo aconteceu em 1998, mas somente em 2005 o IRA anunciou oficialmente o fim da "luta armada".

Somente agora, em 2010, é que os poderes legais e policiais serão transferidos de Londres para Belfast, no próximo 12 de Abril, num acordo entre o Partido Republicano Sinn Fein, o lado católico do conflito e o Partido Unionista Democrático, favorável aos protestantes.
Tudo em nome de Deus... será que Deus sabe disso?

1.4.10

Boa Viagem, Diego!

Sou muito mais coração do que razão...e assim sendo chorei hoje à tarde por uma razão.E ao chegar em casa chorei por outra. Chorei de tristeza, revolta e inconformismo ao ver que o pequeno Diego, 12 anos, não conseguiu driblar os reveses da vida.Por quê? Por quê? Qual o sentido disso tudo?


Diego tocava violino na Orquestra de Cordas do AfroReggae. Conheci a Orquestra pela televisão, em um especial da TV Cultura.Mais do que ouví-los tocar, emocionante é a história de vida de cada um deles. Boa viagem, Diego! Que exista um lugar aonde você poderá tocar feliz e em paz!

"Como se a vida fosse um perigo

Como se houvesse facas no ar

Como se fosse urgente e preciso

Como é preciso desabafar

Qualquer maneira de amar varia.(...)

Como os castelos nascem dos sonhos

Pra no real achar seu lugar.(...)

Como se faz com todo cuidado

A pipa que precisa voar

Cuidar de amor exige maestria."

Vai começar a baixaria... Os dois, considerados pela opinião pública, principais candidatos à Presidência da República, deixaram seus cargos oficiais para concorrerem ao cargo mais almejado do país.E eu que não prefiro, nem ....Piiiiiiiii.....e muito menos Piiiiiiiiii....vou ter que agüentar toda a baixaria e podridão que acompanha esses embates políticos.
Vou votar em ....Piiiiiiii......para Presidente. Mas na verdade...Piiiiiii...não tem muitas chances, estatiscamente falando.O que implica que politicamente terei que optar entre ...Piiiiiiii....e ....Piiiiiiii...
Mas eu não quero, quero é votar em ...Piiiiiiiiiii....por uma questão ideológica. Não gostaria de acreditar que ...Piiiiiiiiii.....apoiará este ou aquele candidato na reta final.Me considero uma pessoa otimista e espero mesmo que...Piiiiiiiii...tenha alguma chance! Embora eu mesma esteja me vendo como uma figura crédula e patética demais.
Se tem uma coisa da qual eu não entendo mesmo, é de política, pois todos que comentam comigo em quem vão votar, dizem que vão votar em ...Piiiiiiii...E como é que mesmo assim...Piiiiiiiii...não figura entre os favoritos, héin? Muita água, e suja, ainda vai rolar...
(Imagem copiada do Blog Acerto de contas ).