30.12.12

Dias de sossego são bons para reflexão.
É bom pensarmos se realmente nos importamos com os outros ou somente com nós mesmos.Levo a alma leve porque quem eu amo, amo todos os minutos e quem eu não amo simplesmente são pessoas que não existem.
Sou dada a gostar de muita gente, amar nem tanto e odiar eu considero perda de tempo e energia.
Ou é ou não é.Afinal a vida sempre é curta quando não sabemos quando vamos desta prá melhor.
O final de ano é bom para reconsiderarmos estes amores e gostares.Infelizmente muita gente passou a não existir em 2012.Não existem  mais aquelas pessoas que só lembram de você quando estão passando por momentos ruins, porque afinal você tem um coração do tamanho do mundo que sabe acolher todo o mundo.
Resolvi priorizar, já que com a idade o tempo parece que encurta.
Em 2013 pretendo passar mais tempo com quem faz questão da minha companhia principalmente nos bons momentos.Porque nos ruins estarei lá de qualquer jeito.
Modéstia à parte, sou excelente companhia! E tudo que é bom deve ser cuidado e consumido com carinho.
Priorize-se também.
Quando você se preserva, se respeita e se admira torna-se muito melhor em amar o outro.
Desejo muito amor, e de qualidade, para todos vocês no ano que começa logo mais!!!




29.12.12


E lá tenho eu que sair com o vidro quebrado por aí, porque a única empresa, vinculada à minha seguradora, que troca vidros automotivos na cidade, entrou em férias coletivas de 21/12 a 02/01.
Pelo menos, ele, o vidro, está resistindo bem.
Finalmente tenho podido curtir o último recesso do ano. Nos intervalos deste delicioso dolce far niente leio o livro que me servirá de guia para o documentário.
Eu só sei de uma coisa:

25.12.12

VidaSempre a indesencorajada alma do homem 
resoluta indo à luta. 
(Os contingentes anteriores falharam? 
Pois mandaremos novos contingentes 
e outros mais novos.) 
Sempre o cerrado mistério 
de todas as idades deste mundo 
antigas ou recentes; 
sempre os ávidos olhos, hurras, palmas 
de boas-vindas, o ruidoso aplauso; 
sempre a alma insatisfeita, 
curiosa e por fim não convencida, 
lutando hoje como sempre, 
batalhando como sempre. 

Walt Whitman, in "Leaves of Grass"
Fonte: Citador

23.12.12

Eu disse que queria passar estes dias pesquisando, escrevendo e cozinhando.Mas amanhã terei de colocar o nariz na rua.
Ontem, em meio à compras básicas de frutas e verduras, uma manga despencou do céu e trincou o vidro do meu carro.
Quando liguei na seguradora o atendente me perguntou o tamanho da trinca:
- É maior que uma laranja?
- Muito, muito maior, maior que um melão, quase uma melancia.
- Nossa, então é grande mesmo!
Eu nunca ouvi dizer que alguém trafegando à  50km/h teve o párabrisa quebrado por uma manga.E é claro, que a partir daí, o estrago não podia ser pequeno.Um dos riscos da trinca atravessa o vidro de um lado ao outro.Quando bate o sol fica até bonito.
Bonita também ficou minha geléia de pimentão.Faz parte da entrada que vou levar no almoço do dia 25.
O prato é composto de queijo catupiry (o original, por favor), coberto com geléia de pimentão e torradinhas para acompanhar.
E como faz a geléia? Eu também não sabia, aprendi na semana passada.
Colocar no liquidificador 4 pimentões vermelhos grandes ( ou 5 menores), 1 pitada de sal, 4 colheres de sopa de água e 2 colheres de sopa de vinagre branco.Levar ao fogo com uma xícara de chá de açucar.Deixar em fogo baixo até reduzir ao ponto de geléia, mexendo uma vez ou outra para não grudar no fundo
Sei que a combinação de geléia de pimentão e queijo cremoso ( catupiry, cream cheese, brie) é um tanto estranha, mas eu garanto que fica fantástica!


A foto é da Cacau.

21.12.12

Me dei férias de hoje até quarta feira.Não esperem encontrar por aqui manifestações natalinas.Tenho uma relação muito particular com esta data. Considero uma data de recolhimento.Não sendo tão alienada assim também acredito que a época em questão represente a fraternidade, os reencontros, os perdões, enfim, a alegria em estar junto de pessoas que amamos.
Eu estararei principalmente junto de mim mesma. Aproveitarei a data para descansar o corpo e o espírito? Que nada, minha cabeça está fervilhando com meu próximo desafio, um documentário rico em complexidade.Tenho até o dia 07 de janeiro para postar, via correio, cinco vias do roteiro final.
Quando me perguntam como começar a roteirizar o que se tem na cabeça cito dois autores que gosto muito.
Um bem técnico, o Hugo Moss, e outra um tanto mais poético, Doc Comparato.

Mas é Paschoal Samora, cuja fotografia é pura poesia, quem diz:

"um documentário deve ser coletivo e mostrar uma situação pessoal como se pertencesse a todos, o público deve se identificar".



Encerro esta postagem com as palavras do Doc Comparato:
 "contar a história de uma pessoa, de um povo, de uma classe, de um gênero,um fato ou acontecimento histórico, não é apenas mostrar as pessoas falando com a câmera, não se trata de puro jornalismo... documentário é a poesia sobre o fato narrado... não precisa necessariamente de palavras, mas de música, de poesia, de imagem... cor, movimento, sensação e emoção dizem mais do que relatos puros."

Acordo mais cedo e me levanto para olhar pela janela do quarto o dia em que o mundo não acabou.
Está bonito demais!
Aproveito o silêncio para ler o que amigos escrevem por aí:


DIETA (Carol Montone) 

Dia a dia comia as cartas que ele não escrevia 
Uma a uma 
Sorvia a falta de lembranças entre o dito e o não dito, 
no silêncio de um rosto represado 
Sempre soube que dizer é deslize, 
quando não fatalidade 
Palavra tem certa vocação para traça 
A postos para corroer o traço 
de um desenho por natureza inacabado 
o amor

14.12.12

Adoro quando o cinema rompe com as imposições comerciais:


Melhor ainda quando as crianças podem participar:

13.12.12

Este é o melhor trabalho sobre consumismo infantil que já assisti:


Não dá para criarmos nossos filhos longe da televisão, mas podemos criar estratégias para mantê-los longe dela o máximo possível.

12.12.12

Com essa coisa de fim do mundo lembrei do Cazuza cantando com a Bebel Gilberto: Eu preciso dizer que eu te amo...tanto...
Hoje tive uma reunião para definir se eu pegava ou não um projeto cinematográfico para o ano que vem.
Peguei, na verdade fui cativada.Um documentário sobre uma mulher que ama a vida acima de todas as coisas. E também ela ama as pessoas com tal intensidade que me senti tentada a traduzir isso num filme, ou melhor, num roteiro que foi se formando poeticamente na minha cabeça enquanto ela falava.
E documentário é o tipo de coisa que fervilha em mim!

11.12.12

Tem dias em que é melhor escolhermos o que queremos ver.




4.12.12

Dizem que a história é cíclica.
Preocupo-me com Portugal, e olha que ainda há quem diga que não é para tanto.
Não sei, não!
Espero na verdade dias melhores para todos nós.
Por aqui gostaria de ver mais educação, segurança e justiça.
Por aí, principalmente mais esperança, pá!
E as preocupações com o além mar são antigas:


1975 ( Letra original, vetada pela censura da época)

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim

Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

1978 (segunda versão)

Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

2013...

2.12.12

Bom dia!!!
Já disse que apesar de tudo o negócio é celebrarmos a vida, sempre...


Então, né?
Tá esperando o que prá ser feliz???

1.12.12

Hoje foi dia do encontro anual com meus colegas de classe da faculdade de jornalismo.
Tivemos a ilustre presença de um professor muito querido. Adorei o papo , depois de mais de vinte anos, ele continua ótimo. Lembramos de uma professora da teoria da comunicação que acabou se tornando uma grande amiga, até falecer de um câncer pavoroso, de pulmão , há 7 anos atrás.Conversa não faltou, havia temas para todos os gostos, afinal cada qual lá partiu para uma área. Tínhamos gente dos esportes, cultura, turismo, cinema, economia e política.
Claro que o assunto acaba sempre passando pela política econômica do pais.Uma opinião é unânime: falta educação de qualidade no Brasil. Nossa imagem é a melhor possível, somos uma maçã linda e brilhante por fora, mas bichada por dentro.E nossa geração não muda mais nada, se é que algum dia possa ter tido condições de mudar alguma coisa.Fomos sim idealistas.
Hoje também aconteceu a missa de sétimo dia de uma senhora que eu amava muito, mãe da minha cunhada.
Ao final do dia eu vejo que o importante é viver o aqui e o agora o mais intensamente possível.
Nos últimos 15 dias passsei por um desfalque profissional, um assalto, três aniversários e um encontro de "notáveis".E o que vale mesmo é ser feliz. Agora eu queria era poder abraçar todas as pessoas que realmente são importantes na minha vida. Entre tantos sins e nãos continuo sendo grata!



27.11.12

Eu costumava trocar cartas com a irmã mais velha do meu pai.Infelizmente ela morreu antes do advento da internet.Ela dizia, que ao contrário dos demais, eu me calava quando estava com problemas e escrevia quando estava bem.Na verdade eu não via sentido em ficar me lamuriando com ela ou com outra pessoa qualquer. Me fechava, como me fecho até hoje e fico pensando, pensando, pensando até conseguir sair das situações desagradáveis.Infelizmente nas últimas semanas meus pensamentos foram interrompidos por um assalto e um enterro.Ambos deixaram lacunas.Mas aos poucos volto a reorganizar meus pensamentos.Ainda dependo dos outros para ir e vir, mas na semana que vem já devo ter minha autonomia restaurada.Aí sim, volto a escrever.Enquanto o tempo trata de restaurar minha vida vou contemplando o silêncio.

21.11.12

Minha boa e velha amiga

Sei que minha urgência em amar e sentir-me amada parece muitas vezes exagerada. Refletindo sobre essa urgência penso que a responsável seja mesmo a morte. Desde a minha concepção, ela se fez presente algumas vezes, me sorriu e foi embora. Sempre de forma sutil e amável.
Gostaria de perguntar à ela o propósito de vir visitar-me tantas vezes e manter-me aqui. Na primeira vez eu estava ainda no útero da minha mãe.O meu mundo parou com o choque sofrido pela minha mãe com a morte da minha avó. No momento do meu nascimento novamente tudo parou.E quando a face da morte sorri para você, você pára de existir.O coração pára de bater e o mundo exterior fica bem distante, quase uma outra realidade.
Tinha até me esquecido dela quando aos 17 anos sofri um acidente de carro. Desta vez eu desmaiei e quando acordei vi a minha amiga já distante.Mas mesmo assim meu mundo parou. Eu não ouvia coisa alguma e as imagens eram confusas.Ela acenou-me de longe e partiu. 
O último encontro foi no assalto violento que sofremos.E apesar de fazer-se presente, desta vez ela me acalmou.Depois que ela sorriu para mim e foi embora, eu pude respirar aliviada e enfrentar com maior tranquilidade os ladrões.Foi o que me permitiu dialogar com eles com a calma que o momento exigia.Acredito que a morte esteja me testando e é com amor que tenho dialogado com ela.Espero que este diálogo se prolongue por muitos e muitos anos...
(Este texto escrevi há pouco mais de três anos)
E assim ontem ela visitou-me mais uma vez.Foi uma passagem rápida, uma fração de segundos. Quando percebi lá estava ela partindo outra vez em companhia de nove sujeitos. Espero que ela tenha piedade deles...   
Bem diz um ditado que não se deve reclamar se as coisas andam ruins, porque elas podem piorar.Desculpem o palavrão, mas PUTA QUE PARIU...eu já estava sem o cara metade, sem o carro e agora estou sem todos os meus documentos.
Saí agora à noite para buscar meu filho no treino, com o carro dos meus pais emprestado, e tomei um revólver na cara.Torturante mesmo é ver uma arma apontada para a cabeça do seu filho.Os bandidos levaram minha bolsa com metade da minha vida lá dentro.E eu ainda tenho que ser grata por não ter levado um tiro! Segurança: zero. Violência: dez. Impunidade: imensurável.
Perdoem o desabafo, mas é que isto cansa :o(

20.11.12

Sobrevivi ao feriado prolongado, sem o cara metade, sem carro, que aliás está na oficina já há 23 dias e sem muita vontade de fazer alguma coisa.Para quem pretendia passar todos os dias em casa até que perambulei bastante. A desejada catarse vai ficar para uma outra hora, por enquanto vou carregando comigo tudo aquilo que me faz bem e aquilo que nem tanto.Aproveitei para abusar das saladas, massas e frutas.Até banana caramelada eu fiz. Faltou-me tempo para assar uns pães.
Estou de olho nuns pãezinhos de maçã que a Carol Montone colocou no seu blog:

Pãozinho de Maçã da vovó Landa

Ingredientes:

2 tabletes de fermento
1 copo de água morna
1 xicara de açucar
1 colher (de café) de sal
3 colheres de manteiga
2 ovos

Modo de Preparo:
Desmanche o fermento na água mornada e junte os demais ingredientes. Acrescente 750 g de farinha de trigo e sove bem até levantar bolhas na massa. Deixe descansar por 1 hora . abra a massa e corte com um copo, formando circulos. Cada qual vc vai rechear com fatias de maçãs passadas em 3 colheres de manteiga derretida. Enrole o círculo e deixe descansar por mais uma hora. Asse em forno pre aquecido. 

Cobertura . Desmanche em banho maria 2 copos de açucar em 4 colheres de leite.

17.11.12

Eu posso ficar brava, chateada, caidinha e até soltar fogo pelas ventas, mas nunca, nunca mesmo, nem uma única vez fiquei amarga. Juro que tento, mas não compreendo pessoas que reagem assim.
Hoje tive de me controlar para não dar uma resposta mal educada. Eu procuro acreditar que a pessoa faz sem querer. A alma amarga transpira fel.
Fora que não sei viver a vida em branco e preto.

Estava lendo sobre o meu signo, coisa que hoje já não faço com frequência, pois um pouco da magia se foi com a idade e me deparo com isto:

O oitavo signo do zodíaco desperta a ira de alguns, o amor incondicional de outros, mas, acima de tudo, desperta a curiosidade de todos. Escorpião é sinônimo de mistério e segredo, intensidade e verdade, portanto, se não está pronto para viver a maior emoção de sua vida, nem inclua um escorpiano na sua lista de relacionamentos!
Geralmente, ou você o ama ou o odeia. Este nativo não consegue conviver com o meio-termo e nem pensa em fazer cerimônia. Da mesma forma, se ele não gostar de você, seu olhar já o fará entender isso.
Seu regente é Plutão, o planeta da morte, dos cortes, do renascimento. E é exatamente assim que um escorpiano leva a vida. Este nativo é o mais preparado para as perdas, tem o poder da fênix e costuma se levantar de todos os tombos. Nada parece detê-lo. Por outro lado, é extremamente possessivo e gosta de comandar a vida das pessoas com quem convive.
Pois bem, quem tem um escorpiano em casa sabe bem o que estão dizendo! Eu não mudaria uma única vírgula no texto, embora eu pense que eles não são assim tão preparados para perdas, acho que só reagem de uma forma melhor.
Mesmo assim sou apaixonada pela escorpiano que vive aqui. Ele vive me tirando do sério, como boa canceriana não podia ser nada diferente:
Um dos nativos mais cativantes do zodíaco é, certamente, o canceriano. As pessoas que pertencem a este signo costumam ser extremamente meigas e delicadas, com certo ar sentimentalista. A intuição é outra marca registrada. Nada passa despercebido pelo sexto sentido canceriano.
Mas, não se engane! Tanta ternura pode se transformar em um rancor interminável quando ele se sente prejudicado. Incapaz de se vingar, o nativo de câncer fica remoendo suas dores e suas lamentações por horas, dias ou anos. Porém, a percepção apurada faz com que ele saiba, exatamente, o melhor momento de se manifestar ou recuar. Muitas vezes esta manifestação é pior que a vingança!
Regido pela Lua, é dono de um temperamento único e marcante. O canceriano costuma chegar de mansinho, se abre aos poucos com as pessoas, se entusiasma com facilidade e se recolhe com rapidez.
A sua variação de humor pode ser considerada um de seus maiores defeitos.
Eu sou a doença e a cura.


(Fonte:www.zastros.com.br)
(Imagem: A briga entre Oberon e Titânia - Joseph Noel Paton)

15.11.12

Gosto imenso desta música do Chico. Ela é tão clara... nela vejo imagens e sensações literalmente boiando na minha frente.
Como uma contumaz afobada, adoro quando ele logo de cara já canta:
- Não se afobe, não, que nada é prá já.
Pois é, Chico...o amor na verdade sabe esperar, se bem que nem sempre em silêncio, porque tem dias em que ele grita insistentemente.
Gosto muito também da idéia de escafandristas remexendo no passado, aonde encontram misturados fragmentos de cartas, poemas, mentiras e fotografias, que imagino um tanto desbotadas, em meio aos ecos de almas que estiveram um dia, ou quem sabe eternamente, apaixonadas.
E será que somos, assim, tão estranhos? Talvez sim.
Ou talvez não.

10.11.12

Em primeiro lugar vem Arthur, a Dama do Lago e os cavaleiros da Távola Redonda, depois Robin Hood. Acho que assisti e li quase tudo o que podia sobre eles. E Oliver Queen, o Arqueiro Verde (Green Arrow), da DC Comics, não deixa de ser um Robin Hood moderno e como tal não poderia deixar de assistí-lo no Warner Channel.