21.12.12

Me dei férias de hoje até quarta feira.Não esperem encontrar por aqui manifestações natalinas.Tenho uma relação muito particular com esta data. Considero uma data de recolhimento.Não sendo tão alienada assim também acredito que a época em questão represente a fraternidade, os reencontros, os perdões, enfim, a alegria em estar junto de pessoas que amamos.
Eu estararei principalmente junto de mim mesma. Aproveitarei a data para descansar o corpo e o espírito? Que nada, minha cabeça está fervilhando com meu próximo desafio, um documentário rico em complexidade.Tenho até o dia 07 de janeiro para postar, via correio, cinco vias do roteiro final.
Quando me perguntam como começar a roteirizar o que se tem na cabeça cito dois autores que gosto muito.
Um bem técnico, o Hugo Moss, e outra um tanto mais poético, Doc Comparato.

Mas é Paschoal Samora, cuja fotografia é pura poesia, quem diz:

"um documentário deve ser coletivo e mostrar uma situação pessoal como se pertencesse a todos, o público deve se identificar".



Encerro esta postagem com as palavras do Doc Comparato:
 "contar a história de uma pessoa, de um povo, de uma classe, de um gênero,um fato ou acontecimento histórico, não é apenas mostrar as pessoas falando com a câmera, não se trata de puro jornalismo... documentário é a poesia sobre o fato narrado... não precisa necessariamente de palavras, mas de música, de poesia, de imagem... cor, movimento, sensação e emoção dizem mais do que relatos puros."

Nenhum comentário: