7.10.09

Acabei de descobrir, no "pai dos burros digital", o google, que o tão utilizado código de barras foi patenteado num dia 7 de Outubro, no ano de 1952. Acho que seus criadores nem imaginavam que o sistema estivesse hoje em todo e qualquer lugar.
Agora dizem que o sistema deve ser substituído pelo Radio Frequency Identification (RFID), um microchip que armazena dados e se comunica por meio de ondas de rádio com um aparelho leitor.
A utilização do sistema RFID começou na Segunda Guerra Mundial, aonde os aliados utilizaram aparelhos deste tipo para distinguir seus próprios aviões dos inimigos. Nos anos 90, o Massachussets Institute of Technology aperfeiçoou-o e elaborou um código possível de ser armazenado em chips.
E atualmente esses chips já são utilizados na identificação de cabeças de gado no pasto e livros em extensas bibliotecas. Pelo andar da carruagem, logo chegarão aos supermercados.

6 comentários:

Patti disse...

Somos todos números hoje em dia.

ameixa seca disse...

O Google é um espectáculo :) Eu achava que o código de barras tinha mais anos. Afinal... a evolução tecnológica é tão recente!

Renata disse...

Já pensou que sonho não ter mais que ficar na fila do caixa no mercado??

Beijo

Anônimo disse...

Ora até que enfim que fiquei a perceber a razão de ter aparecido aquela imagem no Google!

Christina Frenzel disse...

Google também é cultura!!! rsss


Beijos

Carlota e a Turmalina disse...

Patti, praticamente já lhe vejo escrevendo sobre o tema :o)
Ameixinha...tudo recente demais para o meu gosto :o)
Renata, confesso que a minha paciência com tudo o que envolve um acúmulo de pessoas está bem reduzida :o)
Carlos, tá vendo só o poder da imagem..rssss...
Chris, mesmo que seja meio inútil...kkkkk...se bem que eu acho que nenhuma informação é inútil. Elas podem sim ter maior ou menor relevância :o)