7.2.10

GAIA

Por todas as Cartas do Tarot, que calor é este?
Da mesma forma que no hemisfério Norte as nevascas estão descontroladas e lugares que sempre tiveram clima ameno sofrem com o frio acentuado. Eu penso que o planeta tem vida própria, sente e reage organicamente. Inclusive já escrevi aqui sobre a Teoria de Gaia. James Lovelock, o pai da Teoria, não é nenhum hippie maluco, mas sim um pesquisador e ambientalista, nascido em julho de 1919, que estudou Química e Matemática na Universidade de Manchester e que em 1948 obteve um Phd em Medicina na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Conduziu pesquisas em Yale e Harvard, além de ter desenvolvido muito material para a Nasa.
E foi ele quem disse:
"Considere a teoria de Gaia como uma alternativa viável à 'sabedoria' convencional que vê a Terra como um planeta morto, feito de rochas, oceanos e atmosferas inanimadas, e meramente, casualmente, habitado pela vida. Considere-a como um verdadeiro sistema, abrangendo toda a vida e todo o seu meio ambiente, estritamente acoplados de modo a formar uma entidade auto-reguladora".
Lovelock afirma ainda que:
"Como resultado do aquecimento global, no final so século 21, bilhões de nós morrerão e os poucos casais férteis de pessoas que sobreviverão estarão no Ártico, onde o clima continuará tolerável"(...) " a temperatura média nas regiões temperadas aumentarão 8°C e nos trópicos até 5°C, tornando a maior parte das terras agriculturáveis do mundo inabitáveis e impróprias para a produção de alimentos."(...)
"Temos que ter em mente o assustador ritmo da mudança e nos darmos conta de quão pouco tempo resta para agir, e então cada comunidade e nação deve achar o melhor uso dos recursos que possui para sustentar a civilização o máximo de tempo que puderem".
E apesar de ambientalista hoje ele defende a idéia de que a energia nuclear é a solução para salvar a Terra do aquecimento global. Numa entrevista à revista Superinteressante em dezembro de 2004, o cientista declarou sua posição à favor das usinas nucleares como única alternativa contra a queima de combustíveis fósseis. Aqui abaixo transcrevo algumas perguntas e respostas da entrevista concedida à Eduardo Szklarz : Por que usar energia nuclear e não outras formas tidas como ecologicamente corretas, como a eólica e a solar?
Seria ótimo se pudéssemos contar somente com essas fontes de energia, mas elas não satisfazem nossas necessidades. Se houvesse 1 bilhão de pessoas no mundo, bastaria usar as energias solar, eólica, hidrelétrica e uma quantidade modesta vinda da queima de madeira. Mas já somos mais de 6 bilhões e a população continua aumentando. A energia nuclear é limpa e não provoca aquecimento. Uma estação pode ser construída em três anos. É também uma fonte de energia altamente disponível, não está acabando nem ficando mais cara, como o petróleo.
Um desastre como o de Chernobyl, na União Soviética, não seria suficiente para banir as usinas nucleares?
Há muita mentira em torno desse assunto. De acordo com informes da ONU, houve 45 mortos em conseqüência da explosão do reator em Chernobyl. Quase todos eram trabalhadores da usina, bombeiros e integrantes das equipes que sobrevoaram o fogo para apagá-lo. Os 45 morreram principalmente devido à radiação recebida pelo reator aberto e pelos escombros altamente radioativos que se espalharam ao redor dele. Aqueles que moravam perto da usina foram expostos à radiação, mas continuam vivos. É verdade que alguns podem morrer antes do esperado com cânceres provocados por radiação, mas lembre-se: em 1952, 5 mil pessoas morreram em Londres, num único dia, envenenadas por fumaça de carvão. Estima-se que centenas de milhares morreram desde então em decorrência de câncer do pulmão causado pela inalação de substâncias cancerígenas na fumaça. Mas a mídia não fala da queima de carvão como causa massiva de tumores.
Ao quebrar átomos, as usinas nucleares não alteram o equilíbrio de Gaia?
Ao contrário. Se você olhar para o Universo, verá que sua energia natural é nuclear. Toda estrela é uma estação nuclear, inclusive o Sol. O único método anômalo de obtenção de energia é a queima de combustíveis aqui na Terra. É muito mais natural usar energia nuclear do que queimar carvão e mandar gás carbônico para a atmosfera.
Você pede o fim da queima de óleo e carvão. Mas muitos países, como o Brasil, têm na água a maior fonte de energia. Como a troca que você propõe mudará um quadro com tantas variáveis?
Concordo que diferentes países terão soluções distintas para o problema. Mas, no momento, usar energia nuclear é a saída mais acessível e realista para o aquecimento global. Estados Unidos, China e Europa precisam cortar imediatamente 60% do combustível fóssil queimado para não termos conseqüências desastrosas. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a temperatura no planeta aumentará em média 3,5 graus até 2100. Para comparar, na última era do gelo, que terminou há 12 mil anos, a média de temperatura era 3,5 graus menor que em 1900. Ou seja: a mudança até 2100 será comparável àquela entre a era do gelo e 1900. A floresta amazônica não existia naquele tempo. E ela pode também não existir no fim deste século.
Basear a eletricidade em energia nuclear não provocará uma exploração desenfreada de urânio que ameaçaria a natureza de países como o Brasil?
Não, porque as quantidades são pequenas. Um quilo de urânio produz aproximadamente 10 milhões de vezes mais energia que a mesma quantidade de carvão ou petróleo. Na verdade, o Brasil poderia ter benefícios econômicos com a mudança, tornando-se um grande provedor mundial de urânio.
E o que faremos com o lixo atômico?
O volume de lixo atômico de alto nível produzido pelas usinas nucleares do Reino Unido, em seus 50 anos de atividade, equivale a 10 metros cúbicos. É tamanho de uma casa pequena. Se colocado numa caixa de concreto, esse lixo seria totalmente seguro e a perda de calor ainda poderia ser aproveitada para aquecer minha casa.
(Imagem: Pintura de Cristiano Sirqueira)

2 comentários:

Zoe disse...

Viva Turmalina
Não conhecia de todo a teoria de Gaia, e li com atenção a entrevista do cientista. Então e o famoso slogan e pin que tantos de nós usámos: Energia Nuclear, Não obrigada! já não faz sentido? Afinal pode ser a solução dos nossos problemas de aquecimento do planeta?é incrível a toda poderosa ciência e as suas verdades que ninguém pode contestar! ainda hoje falava disso com uma amiga, na ciência, o que hoje é, amanhã já não, então quantos anos andámos com o sistema solar e os seus sete planetas? E o Dr. Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, que o ganhou devido à sua teoria (e prática...)sobre a lobotomia, e agora há mais de 30 anos que os médicos não a praticam e famílias de lobotomizados lhe querem retirar o Nobel?
Já não sei o que pensar sobre a energia nuclear.
beijinho
zoe

Dj disse...

Muito boa a materia, achei interessante. O maior vilão de todos os tempos agora esta sendo uma opção de manter a vida na terra, sei lá, acho que toda a humanidade tem que pensar nesta solução o mais rápido possível. Enquanto isso a gente sofre com o calor.