31.10.09

Concordo com quem diz que as pessoas encontram um certo conforto na comida. E é mais que só conforto como vemos no filme "Tempero da Vida" (Ou Um Toque de Canela), do diretor Tassos Boulmetis. O filme retrata a vida de uma minoria de gregos em Istambul e num determinado momento o personagem principal, Fanis, é obrigado a regressar à Grécia por causa dos conflitos na ilha de Chipre. Toda essa movimentação Grécia-Istambul, Tassos conhece bem, uma vez que ele, nascido em Istambul, ainda menino mudou-se, com a família, para a Grécia. O título original, Política da Cozinha, ou Cozinha Política, é o que melhor define o espírito do filme.
Mas isto não é o mais importante do filme.O principal é a relação de Fanis com seu avô Vassilis, dono de uma mercearia que vende todo tipo de tempero. E é ele que apresenta à Fanis a indispensável utilização dos temperos na gastronomia e na vida, inclusive aqueles que nem percebemos, como o sal.
O texto é riquíssimo, poético e cheio de significados.E assim são tb algumas comidas que temos o prazer de provar. Seu avô lhe ensina que: Pimenta, aquece e queima.Canela é doce e amarga como as mulheres.E que o sal é indispensável em nossas vidas.Assim como alguns pratos da culinária tem o sabor magistralmente reforçado pelos temperos.Algumas cenas são extremamente poéticas, possuem movimentos próprios.A narrativa é magistralmente reforçada pelos elementos em cena, principalmente nos planos abertos.
E hoje, fazendo bem à alma, almocei arroz marroquino. É de um pequeno restaurante de uma turca que ficou viúva e que percebeu na culinária a chance de sobreviver economicamente.É o melhor prato de lá. Ela o prepara com arroz, frango desfiado, castanha de caju, cravo, canela, noz moscada e cheiro verde.E sal...
É tudo aquilo que Vassilis ensina ao neto :o)

Nenhum comentário: