14.8.09

No começo da semana as noites estavam bem frias e eu ataquei de sopa e dessa vez acertei em cheio.Tanto que ontem fiz minha primeira incursão ao Sam's Club e já tratei de comprar ingredientes para as futuras experiências. Aliás, quem tiver uma loja da rede aí perto, eu recomendo. A dica é estar antenada aos preços do produtos.Alguns são iguais aos do varejo tradicional, já outros, são muito mais baratos.Eu , por exemplo, moro longe do centro da cidade e muitas vezes tenho que recorrer às padarias do bairro. Aí os preços não podem nem ser comparados, é uma disparidade tremenda.
Mas voltando à minha sopa de terça feira. Era para ser um caldo verde básico, mas como tudo na minha cozinha, sofreu modificações.
Os ingredientes:
5 batatas médias cruas descascadas e picadas
1 litro de caldo de carne natural e ou caldo pronto (eu costumo ter o caldo congelado)
Na primeira fase eu coloquei na panela de pressão as batatas, o caldo, cobri tudo com mais um pouco de água e levei para cozinhar.Enquanto isso preparava os demais ingredientes:
1 linguiça calabresa picada em rodelas
150 gr de costelinha de porco defumada (previamente fervida para diminuir a gordura)
6 tirinhas de bacon já frito e picado.
1 maço de espinafre lavado e já em folhas (o tradicional é a couve, mas como não encontrei, fui de espinafre e deu certo)
Alho e cebola
Modo de fazer:
Depois de cozidas as batatas, abri a panela e dentro dela mesma, com o auxílio do espremedor, espremi dois terços das batatas. Adicionei aí as costelinhas. Numa panelinha à parte fiz um desfrito de alho, cebola e as rodelas de calabresa, que adicionei às batatas.
Voltei ao fogo e dei mais 10 minutos de pressão.Depois acrescentei o ingrediente especial:
1 lata de grão de bico cozido (ou uma xícara )
Coloquei o grão de bico e o espinafre e deixei ferver por mais 10 minutos, panela destampada.Por último, na hora de servir, adicionei o bacon.
Aqui em casa não precisei adicionar sal em nenhum momento do preparo, mas aí vai de cada um.
A imagem acima é do Blog da Victória .O meu caldo ficou um pouquinho menos amarelinho e com as bolinhas do grão de bico. Imperdível!!!

3 comentários:

Vera das Alterosas disse...

hummmmmmm, gostei! Deu água na boca. Eu também adoro sopas e o inverno é a melhor época prá elas, embora este ano até agora nada de frio.Esta sua nunca provei, vou tentar dia destes. Bj

ameixa seca disse...

Só não gosto de carne na sopa mas adoro o grão :)
Bom fim de semana!

Luci disse...

Noooosssssaaaa! Li seu post com água na boca mesmo. Amo sopas e a sua incrementada foi demais, Tur.
Se eu estivesse grávida estaria surtando mais ainda!