23.4.08

L I B E R D A D E

Liberdade de ir e vir, liberdade de expressão, liberdade de espírito

O que te prende?

O que te liberta?

“Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo; se um seixo for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se fosse um promontório, assim como se fosse uma parte de seus amigos ou mesmo sua; a morte de qualquer homem me diminui, porque eu sou parte da humanidade; e por isso, nunca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti”. John Donne (Meditações XVII)

Então...fazer parte tem lá seu preço...os sinos podem um dia dobrarem por mim...mas tem dias em que acordo com a sensação de estar presa, de mãos e boca atadas.Estou sempre querendo voar e tenho medo de não conseguir (no dia em que me tirarem as amarras).O pior tipo de prisão, pelo menos para mim, é a econômica.
Teoricamente o Capitalismo é definido por dois elementos principais : propriedade privada e trabalho assalariado.Não importando o lado aonde vc se encontre, no capitalismo só existe um único tipo de liberdade: a liberdade de morrer, pq todo o resto tem preço!!!
Nos últimos anos surge a expressão responsabilidade social , como tentativa de humanização do sistema.É prá inglês ver...
OK, acho que acordei do avesso hoje...volto depois :o)

Um comentário:

Layla disse...

Seu texto me lembrou minha frase preferida de minha amada Cecília Meireles:

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta / que não há ninguém que explique / e ninguém que não entenda."

Um beijo grande querida.