31.10.07

Virando a página:

Ao pôr-do-sol de hoje começa o Halloween.
Lá nos primórdios, os celtas comemoravam o período de 31 de Outubro à 2 de Novembro como o fim do verão (no Hemisfério Norte), o início de um novo ano. Sem relação alguma à bruxas e afins.
Diz-se que tudo começou na Idade Média. A Igreja deu tratos a bolas para encontrar uma forma de eliminar esta data sagrada dos pagãos, afinal isto era uma afronta, um pecado. Foi uma tentativa sem sucesso. E enquanto as "bruxas" e "bruxos" eram queimados nas fogueiras da Inquisição, a data de Halloween foi tomando forma. Atualmente alguns cristãos mais fervorosos desaprovam a comemoração que venceu barreiras e chegou firme aos dias de hoje.
Não preciso nem salientar que muita gente foi prá fogueira sem ao menos saber o que estava acontecendo.E as bruxas modernas são muito diferentes do esteriótipo criado na época das perseguições.
No Halloween moderno as pessoas se vestem com fantasias assustadoras como se pudessem assustar o que há de mais assustador, seus próprios medos. É uma forma de exorcizá-los.
E para as bruxas que celebram a vida e o amor fica uma boa dica: acendam na noite de hoje uma vela na janela. Ela ilumina o caminho dos nossos bons amigos na noite em que o ceú se mistura com a terra ;o)

Nenhum comentário: