6.10.07

O aumento do custo de vida é capaz de gerar revoluções em outros países. E aqui?
O que se lê nas manchetes dos jornais é:

Fipe reduz para 4,1% previsão de inflação em 2007 - Portal Exame - 03/10/2007

Banco Central projeta inflação de 4% para 2007 - Terra Notícias - 27/09/07

Pesquisa do Banco Central indica queda contínua da inflação - Radiobrás - 26/02/07

Não é preciso estudar Economia para entender que inflação significa que os preços dos produtos sobem enquanto nosso poder aquisitivo diminui.
Teoricamente a isto chamamos de Inflação Prematura, que é quando o que ganhamos já não é suficiente para cobrirmos nossas despesas.
Temos ainda a Inflação de Custo, quando o aumento é gerado pelo custo de produção dos bens de consumo.Esta até que é compreensível...afinal a economia agrícola, por exemplo, sofre uma série de interferências climáticas que influenciam diretamento no custo de produção.
Mas a campeã mesmo é a Inflação de Demanda, que eu juro que minha lógica não compreende bem. Ela é gerada pelo aumento do consumo e pela falta de oferta dos produtos.Dizem que é aí que ocorre a manipulação de dados.Eu prefiro acreditar que isto não acontece, ok?
Mas por acaso, o que você ganha aí , está pagando confortavelmente suas contas ou você também está com a sensação que tudo está bem mais caro, héin? Eu acho que mexeram no meu bolso e foi bem mais de 4% ou 5%.

Um comentário:

Anônimo disse...

tbm acho que há uma distorção nos cálculos desse pessoal.. hump..