17.6.06

Falando de pato prá ganso e de ganso prá cisne, ontem à noite babei colorido assistindo à uma entrevista com Luiz Schwarcz, no canal Futura. O cara que é tudo e muito mais, inclusive fundador e presidente da Editora Companhia das Letras, encontra-se nas prateleiras das livrarias com o livro de contos :"Discurso sobre o capim".
É uma estréia de respeito na literatura de ficção adulta, depois de uma rápida incursão no mundo infantil. Como não gostar de um sujeito que de cara homenageia François Truffaut assim: "O azar dos editores é que ele escrevia para o cinema, com uma câmera na mão". São onze deliciosas narrativas... Deliciosas sim, pq o bom livro a gente come com os olhos e guarda para sempre na memória!
E concordo com o autor qdo ele diz em entrevista que escrever é muito bom, mas revisar o escrito é melhor ainda. E que ficou 9 horas, sem interrupção, revisando os contos.
No meu processo criativo, é na revisão que amarro as pontas do texto. O primeiro escrito é aquele que vem em ondas, aonde as idéias e personagens são despejados de qualquer maneira no papel.É num segundo instante, com capricho e cuidado que defino cada momento das minhas estórias.
Escrever é ordenar da melhor forma possível tudo o que se passa dentro da sua cabeça!!! Se é um processo que vai lhe dar prazer ou não, é uma escolha exclusiva do autor...

Nenhum comentário: