19.3.16

No meu momento pausa desligo o televisor e vou procurar o que fazer!
Estou começando a decupar o filme que vou discutir em abril num miniciclo de filmes com o David Bowie na Unicamp.Sabe que analisando "Furyo" quadro a quadro ele é um grande filme. Hoje trabalhei nos primeiros 20 minutos e ele é historicamente muito rico.Dá para traçar uma relação muito boa entre moral, cultura, comportamentos sob pressão, fragilidades emocionais, geografia e momento histórico. Além da trilha sonora que contém uma música que está na lista das minhas 10 favoritas:"Forbidden Colours".


Parei para me dedicar às panelas.
Na próxima terça feira completo um mês de uma alimentação sem glúten, ou seja, sem trigo de qualquer espécie.Com uma forte influência do norte da Itália na minha genética achei que fosse morrer sem glúten.
O médico disse que leva um tempo para sentirmos os efeitos desta nova alimentação que é composta de muitas frutas, verduras, legumes, alguns tubérculos como mandioca, batata doce e mandioquinha.De farinha redescobri a de arroz, a fécula de batata e o polvilho.
Minha criatividade, inclusive para saladas, está a mil, vou de beterraba à soja em alguns minutos, passando por berinjelas, abobrinhas, vagem, grão de bico e etc.
Semana passada fiz empadinhas sem glúten, kibe com quinoa e bolinhos de espinafre com farinha de arroz.Faço um escondidinho de mandioca com qualquer recheio que é imbatível!
Mas minha pièce de résistance é mesmo o bolo de maçã, frutas secas, aveia e fubá.
Ele leva 5 maçãs com casca, 5 ovos, 1 xícara de açúcar (eu uso demerara), 1/2 copo de óleo (eu uso de girassol), 1 xícara de aveia grossa, 1 xícara de aveia fina, 1 xícara de fubá, 1 colher se sopa de fermento e muitas frutas secas (eu uso uva passa, damasco e abacaxi- umas duas xícaras ).Nozes são opcionais.Gosto da castanha do pará.As medidas de xícaras usadas são de chá e bem cheias.
Modo de fazer: descasque as maçãs e bata as cascas no liquidificador com os ovos, o açúcar e o óleo.Numa vasilha funda coloque as maçãs picadas em cubos não muito pequenos.Adicione as frutas secas, as aveias, a mistura do liquidificador, o fubá e por último o fermento em pó.
Unte uma forma grande, do tipo tabuleiro, com manteiga e fubá, despeje a massa e leve ao forno pré aquecido, na temperatura de 180 graus, até ficar dourado.
Dá um bolo grande e congela muito bem.
E combina com café tanto quanto goiabada com queijo.
Minha mãe já me encomendou um para o próximo final de semana.
Ou seja, há vida e muita, além do glúten.


  

Nenhum comentário: