17.2.15

Como boa parte do meu DNA (25% que muitas vezes parecem 75%) vem lá de Trento, na Itália, as massas sempre foram presença constante na mesa,O gosto pelo strudel de maçã também, herança do Império Austro Húngaro, antes do Tirol ser dividido e Trento tornar-se território italiano.
E como antigamente tudo que se colocava na mesa era produzido em casa, todas as mulheres da família aprenderam a fazer macarrão.Sinto informar que sou a última desta linhagem.Faço tagliarini e lasanha, que na verdade é somente uma questão de corte.



Apesar de amarem minha lasanha, que é muito boa mesmo, eu gosto é de manicaretti, que basicamente são almofadinhas feitas com massa de lasanha, montadas como envelopes, recheadas.




Aproveitei o feriado para produzir.
Não, não fiz a massa, comprei pronta.Afinal já havia produzido esfihas e bolo, além de lanchinhos naturais e salada de frutas.
Voltando ao manicaretti, o recheio: bacalhau (da minha ascendência portuguesa, é claro).
No ano passado comprei no supermercado iscas de bacalhau, aquelas partes que não pertencem ao nobre lombo. Desalguei-as, retirei as poucas espinhas que encontrei, dei uma leve fervida nelas e depois foram para o freezer.
Hoje foi só descongelar e refogar.Em cada pedaço de massa coloquei uma fatia fina de mussarella e uma colherada generosa do refogado.Depois de fechados os envelopes, coloquei os manicarettis em um refratário e cobri com molho branco e parmesão ralado.Gratinou e pronto!
Não ficou bom, ficou excelente!!!

Nenhum comentário: