29.1.12

Tenho 44 anos e já estou cansada dos noticiários.Pensei que isso fosse acontecer comigo depois dos 60.
Mas já percebo que, em alguns casos, nada muda,e em outros, aquilo que vemos não é nada do que parece.Quando jornalista eu me irritava com a censura, que nos anos 80, teoricamente não existia.A censura política era muito sutil, já a econômica era um escândalo.Desde aquele tempo eu pensava que a cobrança sobre a censura e também sobre o que estava errado devia partir da sociedade.Hoje temos as redes sociais, aonde, há todo momento, tem alguém criticando essas coisas.Mas o problema continua, as críticas não chegam aos responsáveis.
Em outubro deste ano teremos eleições municipais e honestamente não tenho candidato.Aliás, numa cidade que teve três prefeitos nos últimos oito meses, dois deles afastados por envolvimento em corrupção, é complicado falar em eleger um representante.A cidade nunca esteve tão abandonada.O mato cresce por todos os lados, invadindo as calçadas.Isso sem falar na quantidade absurda de buracos nas vias públicas.Outro dia, ao sair para trabalhar, encontrei um grupo de detentos (que não são nem funcionários municipais, mas essa já é outra questão) tapando os buracos da minha rua e adjacências.Eles enchiam os buracos com terra, a pilavam e partiam para o próximo buraco.É óbvio, não preciso ser uma expert na área, que na primeira chuva forte aquela terra toda ia embora.E não deu outra. Estamos em plena época de chuvas e os buracos agora parecem piscinas.Não dá nem prá falar em surto de dengue.A região aonde moro registra altos índices da doença. As unidades de saúde municipais estão em estado de calamidade.Faltam médicos, funcionários, equipamentos e remédios. As aulas na rede pública ainda não começaram.Não quero nem ver o estado das escolas.
Mas mesmo assim a população está feliz.Tem muita gente empregada, a inflação está tecnicamente controlada, o poder de compra está em alta.Mas os impostos nunca estiveram tão altos, nossos políticos nunca nos roubaram tanto, os brasileiros nunca trabalharam tanto, nunca estivemos tanto na mãos dos bandidos e a repressão está outra vez muito bem camuflada e ativa.O dinheiro está circulando entre as classes C, D, E  e F, isto é fato. Mas o que não se noticia é que a classe G continua miserável e morrendo de fome.
Um salário mínimo de R$622,00 é uma vergonha, ainda mais se comparado ao de um deputado federal, que é de R$ 26.723,13.Isso sem falar no salário de outros funcionários públicos como professores, médicos, policiais, bombeiros e etc.



Então, nas próximas eleições votamos em quem? Nos corruptos, que apesar de nos roubarem, nos permitem estarmos empregados e gastando? Como já disse a Rita Lee, em outro contexto mas que cabe muito bem neste, não quero luxo nem lixo.

Nenhum comentário: