11.9.11

Tenho um problema sério de memória afetiva relacionada à comidas, bebidas e aromas.
Quando abri a janela hoje cedo, depois de uma breve chuva fininha, as árvores estavam sorrindo.E aos poucos, enquanto acostumava os olhos à luz do sol, fui percebendo que tanto a pitangueira quanto a amoreira estavam carregadas.

Pitanga tem gosto de beijo.Conheci seu gosto antes mesmo de conhecer a fruta.Foi numa festa na casa de um amigo de um namorado que experimentei pela primeira vez licor de pitanga. E hoje, sempre que colho e como pitangas no pé experimento a mesma sensação de felicidade.

As amoras estiverem presentes praticamente durante toda a minha infância.E daí que me remetem à carinho e proteção.Quando adolescente deixei-as um pouco de lado porque não queria sair com a língua e a ponta dos dedos roxa.Foi uma das primeiras frutas que meu filho colheu no pé.Ele era pequenininho e quando pegava uma mais azedinha fazia careta.
Eu como o que eu gosto e geralmente este gosto tem um significado.Nêsperas, abacates, mangas e laranjas eu também aprendi a comer no pé.Principalmente as laranjas lima, que meu pai descascava cuidadosamente com seu canivete nas tardes de domingo, antes de voltarmos para a capital.Tínhamos até uma macieira que dava pequenas maças verdes, mais ou menos do tamanho de um morango.E pronto, lá estão nossas lembranças atreladas à um sabor.
A foto das pitangas é do Coisas cá de casa, um blog de encher a boca d'água.
A foto das amoras é do Quintal da Paula e tem mais lá.

Nenhum comentário: