23.9.11

O livro foi presente de uma amiga lisboeta. Até então, não fazia a mínima idéia de quem era Vitorino Nemésio.
O que hoje eu vejo que é quase uma ofensa à literatura portuguesa não o conhecermos e não termos lido por aqui o "Mau Tempo no Canal".
Infelizmente nossas políticas públicas educacionais não incentivam o intercâmbio literário entre esses dois países tão irmãos.É uma pena!
A rede de televisão portuguesa RTP produziu uma minissérie sobre o livro. Mas eu afirmo com total segurança que é impossível encontrar imagens que representem toda a complexidade e riqueza da obra.
O livro é fascinante!
À princípio, a leitura pode parecer um pouco difícil por conta do vocabulário.Mas isso em nada atrapalha a leitura, pelo contrário, torna-a mais atraente.
Demorei um pouco para chegar ao final do livro, parei por alguns instantes em algumas páginas para observar melhor a paisagem.
Valeu a pena cada linha e minha retina está transbordando de tantas imagens carregadas de conteúdo



Mas nem sempre Vitorino Nemésio foi tão desconhecido assim por aqui.
Houve um tempo em que era um nome corrente nos meios literários brasileiros. Inclusive deu aulas como professor visitante e participou de conferências por aqui entre 1952 e 1977.
Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi titular de Literatura Brasileira e diretor do Instituto de Cultura Brasileira.
Mais informações sobre sua produção poética podem ser encontradas aqui:  http://www.todasasmusas.org/02Carlos_Francisco.pdf

Nenhum comentário: