23.1.11

Pois bem, testado e aprovado meu pão Demi-integral com Aveia e Linhaça.
Agora posso compartilhá-lo!


Ingredientes:

2 xícaras de aveia em flocos
6 colheres de sopa de linhaça moída
3 colheres de sopa de açucar mascavo/demerara
3/4 xícara de chá de manteiga levemente derretida
2 envelopes de fermento biológico seco
4 copos de água morna
Aprox. 1 quilo de farinha de trigo
Por último 1 colher de sopa (rasa) de sal
Modo de fazer:

Primeiro ativei o fermento numa vasilha pequena com um copo de água morna e uma colher de açucar demerara (10 min). Numa vasilha maior coloquei a aveia, a linhaça, o açucar , uma xícara de farinha de trigo e misturei bem.Passados 10 minutos, coloquei o fermento já ativado e fui adicionando aos poucos mais água morna, a manteiga derretida e farinha de trigo até virar uma massa macia e firme, soltando das mãos. Por último adicionei o sal e comecei a sovar a massa beeeem sovada.Acho que aí está o maior segredo, tirar o ar da massa com as mãos. Deixei descansar até dobrar de volume.
Dividi a massa em 4. Fiz duas baguetes recheadas e dois pães grandes. Deixei -as descansando no tabuleiro até dobrar novamente de tamanho.Levei ao forno médio e depois baixo, por 45 minutos.

O recheio das baguetes:
2 linguiças calabresas picadas em pedaços bem pequenos, meia xícara de azeitonas verdes picadas, orégano e queijo parmesão ralado.Estique a massa bem fininha em forma de retângulo. Espalhe o recheio (neste caso, metade para cada baguete) por sobre a massa esticada e enrole em forma de rocambole.Feche as arestas e coloque na forma com a emenda para baixo.
Por cima eu coloquei sementes de gergelim cruas com clara de ovo.

Pois bem, as baguetes não sobreviveram à noite de ontem. Foram devoradas sem dó nem piedade. Já os pães nos servirão de café da manhã por alguns dias. Foi minha primeira experiência com o fermento biológico seco, sem a máquina de pão e eu adorei o resultado.Acho que ativá-lo antes de colocá-lo na massa faz bastante diferença.
(A foto peguei emprestada do site da Cristiana Arcangeli porque aqui não houve tempo para flashes. A aparência ficou bem semelhante, fofo assim.)

Cão update: O Caveirinha levantou hoje bem melhor. Está comendo e bebendo água normalmente. Sua respiração já está praticamente normalizada. E o principal é que ele está super feliz!

2 comentários:

Karen disse...

Aveia e linhaça... adoro combinações desse tipo!

Bom domingo para você e para o Caveirinha!

Carlota e a Turmalina disse...

Obrigada, Karen! Um excelente domingo para vocês também :o)