31.5.10

De volta à ativa...e mais uma segunda feira recheada de notícias desagradáveis no telejornal. Agatha, uma tempestade tropical, fez estragos e causou mortes na Guatemala e em El Salvador. As autoridades informaram que foram pelo menos 20 mortos.
É praticamente o mesmo número de vítimas do ataque à ativistas próximo à faixa de Gaza. O que é isso, Israel? Ainda estou tentando entender o que aconteceu.
A imprensa internacional diz que os 6 navios que compunham a Frota da Liberdade , com aproximadamente 750 pessoas, levavam ajuda humanitária (10 mil toneladas) aos refugiados da Faixa de Gaza e que o exército israelense encostou, subiu à bordo e saiu atirando.
Já o Ministério do Exterior israelense afirma que os soldados só contra atacaram, uma vez que dois tripulantes turcos atiraram primeiro e que inclusive que os organizadores do comboio possuem ligações com organizações terroristas internacionais.
Bem, particularmente e estando fora do conflito, eu penso que poderia ter havido uma outra forma de abordagem por parte dos soldados israelenses, uma não tão violenta. E me parece que os navios continuam detidos, o que comprometeria e muito as toneladas de ajuda humanitária para os refugiados.
Eu juro que não consigo compreender o conflito desde os tempos primordiais. São nações antropologicamente irmãs e campos de refugiados é outra coisa que não deveria existir em qualquer canto do planeta.Não são coisas de um mundo que se diz civilizado.

4 comentários:

Luci disse...

Turzoca, ufaaa passei por aqui e que bom para aquecer o coração neste frio!
Queria te perguntar uma coisa, Vc conhece o CACC em Campinas, me ligaram e queria saber se é o mesmo que vc ajuda? não conheço o trabalho deles.
Semana que vem estarei no RS, passando um frio, trabalhando muito e morrendo de saudades do pitutuco que vai ficar com o pai.
nos lemos/vemos!
bjs

Luci disse...

uau, coincidência, vc foi pra Caxias do sul também, tem alguma dica de restaurante lá???

Anônimo disse...

Israel já tinha criticado esta ajuda humanitária. Estava mesmo a ver-se que iam arranjar um pretexto para impedir que ela lá chegasse. Aguardo a reacção internacional mas, como de costume, deve ser branda.

Blondewithaphd disse...

A bem dizer da verdade, desde que meta Israel, eu deixo de perceber.