22.4.10

Hoje comemora-se o Dia da Terra. A imagem acima é uma homenagem do pessoal do Google. A minha natureza ideal acho que seria mais ou menos assim, rica, diversa, colorida e iluminada.
Este dia foi criado em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que chamava a atenção para a poluição no planeta.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas, 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
Ou seja, já fomos todos um único continente. Em 40 anos, à partir do primeiro Dia da Terra, o que foi feito para diminuirmos a poluição e conservarmos as condições que propiciem a vida no planeta? Existem alguns princípios básicos como o respeito à vida, a integridade ecológica, justiça social e econômica, diminuição da violência e um estado democrático. Além de diminuição do consumo e do desperdício. No resto a gente dá um jeito.

Um comentário:

Blondewithaphd disse...

Sabes, feliz seria o dia em que não mais se precisasse de um dia da Terra. Era bom sinal, não era?