12.3.10

Quanta estupidez...isso prá ser educada, porque é melhor eu não dizer o que tenho vontade, deixa a raiva passar.
Acabo de saber que o cartunista Glauco, 53 anos, foi morto, por dois assaltantes, na porta da sua casa, juntamente com o filho Raoni, na madrugada de ontem para hoje.

Pequena correção: parece que não eram assaltantes, mas sim conhecidos, a polícia está investigando. Mas de qualquer forma isso não é justificativa.
Minha adolescência e juventude (que perdura até hoje) foram povoadas por personagens dele.
GERALDÃO - O principal personagem do Glauco é um consumidor inveterado de uns 30 anos, solteiro que mora com a mãe - com quem tem uma relação neurótica- e continua virgem até hoje. Geraldão bebe, fuma muito, vive atacando a geladeira e toma todos os remédios que vê pela frente. No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão.
DONA MARTA - Ela foi educada à maneira antiga e, tanto esperou seu homem, que acabou ficando para titia. Quando viu que não arrumaria namorado, passou para o ataque. Aliás, Dona Marta canta qualquer um. Pode ser o chefe, o boy do escritório, o entregador de pizza ou o salva-vidas. Mesmo não tendo o corpo em forma, ela se acha a mais gostosa do planeta.
CASAL NEURAS - O Casal Neuras, criado em 1984, é formado por uma mulher que não é mais submissa e por um homem com pose de liberal, mas que morre de ciúmes dela. O Neurinha é um cara que fez a revolução sexual e hoje se depara com a postura liberal das mulheres. Já a Neurinha desafia a repressão machista e faz o que dá na telha.
ZÉ DO APOCALIPSE - Zé é o "profeta brasileiro", aquele que acredita que o Brasil é o berço de uma nova raça, a terra do novo milênio. Zé do Apocalipse acredita ser o porta-voz da nova era e prega suas idéias em qualquer praça pública.
EDMAR BREGMAN - Este personagem é uma homenagem ao cineasta brasileiro Glauber Rocha e ao cinema novo. Mas Edmar Bregmam nunca terminou um filme. Seu único contato com o cinema foi ter feito os efeitos especiais de "Terra em Transe". E isso nada mais era do que buscar fumo pra moçada do set de filmagem. Seu lema é: uma câmera na cabeça e uma idéia na mão.
DOY JORGE - Doy Jorge é um verdadeiro junkie, um roqueiro malsucedido que se deixou levar pelas drogas pesadas. Para Glauco, este quadrinho é um registro da noite paulistana, inspirado em pessoas conhecidas e amigos. E, acima de tudo, é uma crítica ao consumo de cocaína, suas nóias e ressacas.
Embora GERALDÃO seja seu personagem mais famoso, meus favoritos eram o CASAL NEURAS, DONA MARTA e ZÉ DO APOCALIPSE.


Quem saber um pouco mais sobre o Glauco? Clica aqui.
Porra, Glauco, que merda, héin?

3 comentários:

ameixa seca disse...

Não conhecia mas já soube hoje cedo da notícia. Incrível como este mundo está!

pat disse...

Concordo. Uma merda mesmo.

Anônimo disse...

Já tinha passado aqui a ler, mas na altura não pude comentar. É inacreditável esta história, Turma. Não apenas pela história em si, mas principalmente peal forma como revela aquilo em que nos estamos a tornar...