25.3.10

Motivo de Comemoração

Um dos mais importantes eventos comemorativos dos 30 anos do Tamar programados para este ano vai acontecer no sábado, 10/4, a partir das 16:30 horas: é a soltura simbólica simultânea do filhote número 10.000.000, nascido sob a proteção do Tamar, marca alcançada nesta última temporada (2009/2010). A soltura acontecerá em todas as bases de pesquisa do país, de Santa Catarina ao Ceará, inclusive nos Estados onde há mais de uma base.
O Tamar mantém atualmente 23 bases de conservação e pesquisa, cobrindo cerca de 1.100km de praias em nove Estados do Brasil (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).
A cada ano cerca de 20 mil ninhos são protegidos, gerando aproximadamente um milhão de filhotes/ano.
Apesar dessa significativa conquista, as tartarugas marinhas ainda estão ameaçadas de extinção, sobretudo por causa da pesca com redes de emalhe, espinhel e arrasto, além do desenvolvimento costeiro desordenado, o lixo e a poluição do mar. Por se tratarem de animais altamente migratórios, de vida longa e maturação sexual tardia, é necessário dar continuidade às atividades de manejo, proteção e pesquisa, numa perspectiva de longo prazo.

2 comentários:

Zoe disse...

só têm que estar é de parabéns. adoro ouvir estas notícias, são uma pequena alegria quando se ouvem os números terríveis de espécies em vias de extinção, por isso parabéns!
beijinho
zoe

Carlota e a Turmalina disse...

Zoe querida...a natureza precisa de vozes como a minha, a sua e de outros tantos. E se elas não fizerem muito barulho, que pelo menos ecoem. Bjos :o)