25.3.10

Motivo de Comemoração

Um dos mais importantes eventos comemorativos dos 30 anos do Tamar programados para este ano vai acontecer no sábado, 10/4, a partir das 16:30 horas: é a soltura simbólica simultânea do filhote número 10.000.000, nascido sob a proteção do Tamar, marca alcançada nesta última temporada (2009/2010). A soltura acontecerá em todas as bases de pesquisa do país, de Santa Catarina ao Ceará, inclusive nos Estados onde há mais de uma base.
O Tamar mantém atualmente 23 bases de conservação e pesquisa, cobrindo cerca de 1.100km de praias em nove Estados do Brasil (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).
A cada ano cerca de 20 mil ninhos são protegidos, gerando aproximadamente um milhão de filhotes/ano.
Apesar dessa significativa conquista, as tartarugas marinhas ainda estão ameaçadas de extinção, sobretudo por causa da pesca com redes de emalhe, espinhel e arrasto, além do desenvolvimento costeiro desordenado, o lixo e a poluição do mar. Por se tratarem de animais altamente migratórios, de vida longa e maturação sexual tardia, é necessário dar continuidade às atividades de manejo, proteção e pesquisa, numa perspectiva de longo prazo.

2 comentários:

Zoe disse...

só têm que estar é de parabéns. adoro ouvir estas notícias, são uma pequena alegria quando se ouvem os números terríveis de espécies em vias de extinção, por isso parabéns!
beijinho
zoe

Turmalina disse...

Zoe querida...a natureza precisa de vozes como a minha, a sua e de outros tantos. E se elas não fizerem muito barulho, que pelo menos ecoem. Bjos :o)