20.3.10

Essa coisa de acordar todo dia às 6:00h vicia-me.
Em pleno sábado, não eram ainda nem 7 horas e eu estava na cozinha fazendo uma torta de frango com escarola. Agora está lá esfriando.
Mas o pulo do gato é já deixar algumas coisas adiantadas.O peito de frango cozinhei ontem à noite, na verdade quase madrugada, com especiarias e guardei na geladeira com o próprio caldo do cozimento. Hoje foi só picar. E sim, fiz o que não costumo fazer, coloquei o frango ainda quente na geladeira, mas eu não via a hora de tomar um banho e deitar.

As folhas da escarola já estavam lavadas, foi só picar, refogar com um pouco de alho e adicionar um pouco de azeitonas picadas. Eu usei alho desidratado para não perfumar as mãos logo cedo.
A massa é facílima: leva 100gr de margarina ou manteiga, 1 ovo , 4 xícaras de farinha de trigo, 1 pitada de açucar e duas de sal, 1 colher de sopa de fermento em pó e o leite necessário para trabalhá0la sem estresse, ou seja, sem que fique rachando.
Existem aqui dois segredos: o recheio não pode estar quente e sim em temperatura ambiente e assim que colocar a massa na forma (a parte de baixo e lateral) leve-a à geladeira por uns 15 minutinhos para perder o calor da sua mão. Depois coloque o recheio e a parte de cima da massa que você já esticou enquanto a outra parte gelava.Parece complicado, mas é simples. Pincele com uma gema e leve ao forno em temperatura entre 180 e 200 graus.
Quando a superfície estiver dourada está pronta.Leva em tono de 25 minutos, dependendo do forno.
Para vegetarianos a opção é fazer um recheio de palmito, com ou sem escarola. Eu já fiz com uma base de molho branco. Aquela que é feita com farinha de trigo e manteiga torradas na panela e acrescentando-se leite aos poucos. Não pode ficar muito mole senão atrapalha o cozimento da massa da torta. Depois acrescentei o palmito picado, azeitona e sálvia.Eu coloquei a massa e na seqüencia, um sobre o outro: o creme de palmito, um pouco de requeijão e a escarola refogada. Fica excelente também!
(A imagem é do blog
Caqui Gourmet. Lá tem uma outra receita maravilhosa de Torta de Escarola )

Nenhum comentário: