27.3.10


Bom dia!!!
Não se esqueçam que hoje é dia da
Hora do Planeta.
Das 20:30 às 21:30 h (Hora local )
Uma horinha sem usar energia elétrica. Sem o computador conectado na tomada.

Seria bom também que existisse uma hora para fecharmos as torneiras. Outro dia escutei de uma pessoa, estudada, que ela já estava colaborando para a conservação da água no Planeta. Estava tomando menos água, somente um litro por dia, para economizar água e não "dar" barriga.E ela falava sério...eu nem tentei explicar que a economia deve começar à partir dos desperdícios que ela, pelo jeito, nem sabe que comete.
O simples fato de fechar a torneira ao escovar os dentes já ajuda muito (aprox. 1 litro por pessoa por dia) .E muitas vezes, ao cozinharmos, deixamos a torneira aberta além do necessário. É só prestarmos mais atenções nas ações do dia a dia, que eu garanto que ninguém precisará beber menos água, pelo menos por enquanto, do que o recomendado por médicos e cientistas, que é de 6 à 8 copos diariamente ( aprox. de 1,5 à 2 litros).Hoje, ao apagarem as luzes por 60 minutos, pensem também no nosso bem mais precioso: a água!
“Declaração Universal dos Direitos da Água" (ONU - 22/03/1992)

*A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
*A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
*O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
*Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
*A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
*A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
*A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
*A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
*O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
*A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

Nenhum comentário: