24.12.09

Bem, já que resolvi entrar no clima de Natal, seja lá por qualquer razão, então vamos fazer a coisa direito.
Ontem foi dia de lembrar os Natais passados...aqueles da infância...posso hoje dizer que nunca gostei da figura do Papai Noel. Enquanto todas as crianças ficavam alvoroçadas com sua presença, eu ficava desconfiada.Quando descobri que ele não estava em todas as casas aí minha decepção foi total.Como assim? E as outras crianças...elas também tinham sonhos...aos 7 anos eu já detestava o chamado bom velhinho. Aí veio a fase de veneração ao filmes bíblicos que passavam na televisão nessa época.Achava lindo o bebezinho que nascia sob uma estrela, cercado de animais.Só não entendia direito porque é que José e Maria fugiam tanto.Imaginem só o que aconteceu quando eu comecei à assistir os filmes sobre a Semana Santa. Acho que me educar nunca foi muito fácil...
Nossos Natais tinham presentes, mas não em exagero como nos dias de hoje. Minha mãe e minha tia, as festas eram alternadas, se preocupavam com os mínimos detalhes.O laço de fita vermelho ou dourado dos talheres, os arranjos de flores, as frutas artisticamente arranjadas, as travessas, a toalha da mesa.Tudo tinha um sentido.Perdi as contas de quantas vezes fui ao centro de São Paulo com elas para comprar bolas de Natal para a árvore.Elas eram super frágeis e vinham em caixas de papelão amarelo.Minha mãe gostava de tudo bem colorido.As lampadinhas não podiam faltar. E não eram como as de hoje, made in china. Eram lâmpadas de um tamanho não muito pequeno, de todas as cores, que eram colocadas em um fio com soquetes e ficavam penduradas na porte externa da casa, anunciando que alí havia espírito de Natal.
Muitos Natais passamos na sogra da minha tia materna, uma vez que eu não tinha avó e a minha outra era muito ocupada com os filhos de uma tia, que vivia largando-os por lá. E na casa da Dna.Luiza o capricho era o mesmo e fora que ela era uma cozinheira de mão cheia.Lembro da animação que era a sua cozinha.As mulheres da casa passavam o dia lá e é uma das lembranças que mais gosto. De pequena eu já era convidada para ajudar na decoração das travessas.E eu adorava!!! É uma pena que ela tenha nos deixado tão cedo...assim como minha tia e tantos outros...
Talvez o Natal tenha perdido muito do seu sentido para mim porque a maioria das pessoas com quem compartilhei de forma espetacular essa data já se foi.
Depois veio a fase dos filhos e sobrinhos.Mas é diferente, porque na famíla do cara metade parece que o Natal é comemorado com mais circustância do que sentimento... Já faz alguns anos que minha mãe preparou uma grande festa de Natal e hoje nosso Natal é bem reduzido, devido à falta de pessoas especiais. Os convites são muitos para esta ou aquela festa, mas honestamente , por enquanto, prefiro ficar na minha casa lembrando com saudade e muito carinho dos Natais passados.Bem, fica aqui então mais um pouquinho de mim e um video para lembrarmos das boas coisas do Natal:

Nenhum comentário: