28.11.09

A Zoe, que é um exemplo na luta pelos animais, me presenteou com um selinho muito lindo e que me deixou lisonjeada. E é pedido que se indique dez blogues com os quais aprendemos sempre qualquer coisa ou que lutam por algo. Só para contrariar vou fazer diferente. E na verdade eu iria fatalmente repetir na minha lista blogs que já foram indicados por outros que receberam o selo. Assim sendo indicarei 5 blogs, 7 filmes e um documentário.

Blogs:

Info Ativo Defnet - Este acabou de nascer e promete abalar estruturas, principalmente aquelas muito sedimentadas.
Correndo com lobos - Aqui aprende-se que é possível escrever com a alma. Pena que a autora do blog seja uma pessoa realmente muito ocupada e escreva menos do que desejaríamos.
Rainhas do lar - Elas ensinam muitos mais do que simples segredinhos.Valorizam o lugar da mulher na cozinha com muita propriedade.
Ares da minha graca - A Patti nos ensina a escrever com leveza e bom humor.
A vista de um ponto - Essa menina tem só 18 anos mas pensa e escreve como muita gente grande não consegue. As relaçõess entre as coisas mais simples da vida que ela faz, são sensacionais.


Filmes:

Nas montanhas dos Gorilas - ( Gorillas in the Mist, 1988) O filme, dirigido por Michael Apted, vem em defesa da ciência e dos animais em liberdade, retratando a luta da antropóloga Dian Fossey .

Indochina - (Indochine, 1992) - produzido pelo cineasta Régis Wargnier, é também uma aula de história pois mostra as modificações políticas e sociais que derrubaram o colonialismo francês na região, dando origem ao atual Vietnã.

Mandela - A luta pela Liberdade (Goodbye Bafana , 2007) - com direção de Billie August , o filme nos mostra o que é o preconceito racial e até onde ele pode chegar.Mas não como no filme "Mississipi em Chamas". "Mandela" mostra tanto a forma política quanto social da questão.

A Vida é Bela (La Vita Bella,1997) - Excelente filme para as pessoas que sabem bem o que foram os campos de concentração e também para aqueles que duvidam da existência deles.Menos violento que "A Lista de Schindler", mas tão contundente quanto.

Ninotchka(1939) - Filme dirigido por Ernst Lubitsch, com roteiro de Billy Wilder, Walter Reisch, Charles Brackett. Uma divertida visão sobre o poder do consumismo sobre o comunismo da União Soviética na época.

Diamantes de Sangue - (Blood Diamond,2007)Dirigido por Edward Zwick é outra aula de História, agora em Serra Leoa.

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera(2003) - Dirigido pelo sul coreano Kim Ki-duk, através de um monge budista aprendemos lições significativas sobre o Yin, o Yang e natureza humana.

Documentário:
O Gigante - finalizado em 1969 pelo cineasta Mario Civelli. O filme chega ao público depois de censurado e restaurado, pelas mãos da filha do diretor. Mostra diversas regiões do Brasil confrontando o progresso e as desigualdades, com imagens captadas entre 1910 e 1965.

Uma belíssima lição de história e geografia, com uma narração nada convencional.Simplesmente perfeito!

É pedido também que divulguemos oito traços de caráter:
Otimismo, Fé, Teimosa, Amor Incondicional, Preguiça, Desconfiança, Altruísmo e Criatividade.

2 comentários:

Zoe disse...

ora, então eu não tinha razão ao atribuir-lhe o selo???
quanto a exemplo para alguma coisa ou alguém, estou longe de o ser. Se eu fosse da PETA, ou como a antropóloga Dian Fossey que foi viver com gorilas, ou da Green Peace,isso sim.
só se considerarmos a pena uma poderosa arma de luta...ou trazer gatos sarnentos para casa...
beijinhos
zoe

Giane disse...

Parabéns Turmalina!!!

Pela indicação e pelos indicados!
Todos de muito bom gosto!

Beijos mil!!!