30.8.09

Fado Tropical - Chico Buarque e Carlos do Carmo

Não conheço profundamente a história de Portugal, mas quando menina passamos ao lado dela. Não foi em abril de 74 , mas sim em fevereiro de 76, às vésperas das eleições de 25 de abril do mesmo ano. Percebemos que o clima não era de tranquilidade em Lisboa, quando um amigo do meu pai de sobrenome Soares parou ao lado de um cartaz de Soares, o Mario, para uma fotografia.Na foto ele fazia um gesto de positivo com a mão esquerda, mas foi o suficiente para quase quebrarem a câmera.Foi um diz que disse e um deixa disso só amenizado quando meu pai mostrou o passaporte e explicou que éramos brasileiros. Logo fomos liberados mas aconselhados à não mais repetir aquele gesto.Eu tinha 9 anos na época e não entendi direito o que aconteceu, só me lembro de minha mãe pedindo que eu ficasse quieta, Afinal, curiosa que só eu, nem preciso dizer que logo já fui perguntando o que estava acontecendo.No dia seguinte saímos em direção à Paris. Na mala levávamos café para um amigo jornalista do meu pai, que nunca se envolveu com política, mas seus colegas sim.Acho que ele era suficientemente político demais para isso.Mas aí já é uma outra história :o)

Nenhum comentário: