18.7.09

Para você, o que é uma idéia?

Uma idéia é qualquer pensamento, expresso ou não, que a mente é capaz de formar.Eu sou uma pessoa de muitas idéias. Algumas coloco em prática, outras expresso e ainda tem aquelas que mal nascem e já morrem. Uma idéia pode ser boa ou ruim, é totalmente livre.Às vezes elas se encaixam, outras não.Eu vivo tendo idéias, de manhã, à tarde e à noite, é quase compulsivo.
Como uma idéia leva à outra vamos à uma discussão eterna entre entre os blogueiros: o plágio.
A minha opinião é um tanto particular.Eu parto do princípio que se tenho um texto plagiado na internet está tudo bem, porque se eu não quisesse que ele fosse lido, copiado e repetido eu não publicaria aqui. Acreditar que no mundo virtual temos os nossos direitos respeitados é a mesma coisa que acreditar em Papai Noel.
E como disse o Tácito (indicação da Giane), é melhor estarem plagiando material de qualidade do que qualquer porcaria por aí.Não foi bem assim que ele disse, afinal não quero plagiá-lo.Ou pelo menos não é essa minha intenção.
Ah...a intenção. Muitas pessoas "publicam" informações na net sem a intenção de copiar ou plagiar, ou mesmo ferir a autoria de seus autores. Eu mesma já publiquei uma foto, sem autoria, simplesmente por ignorar sua real autoria.E nessas horas é melhor não citar do que inventar ou tentar adivinhar. E também não disse que a foto era minha. No final era de uma pessoa conhecida e aí sim creditei. Vocês sabem o quanto circula de informação pela internet sem autoria? Aliás, outra boa indicação da Giane foi um texto da Martha Medeiros sobre o autor desconhecido.
Eu ainda penso que duas ou mais pessoas podem ter a mesma idéia ao mesmo tempo. E numa coincidência podem até mesmo expressá-la da mesma maneira. E isto, ao meu ver, não seria plágio.Aí entraremos na complexa área do consciente coletivo, esteriótipos, idéias pré concebidas e os pré conceitos. O ser humano é único mas existem muito mais coisas entre o céu e a terra que pode explicar nossa vã filosofia. Oopsss...isso seria um plágio???
Eu prefiro deixar de lado os radicalismos e determinar que a internet é zona livre. E pensar que tudo o que publico aqui pode e deve estar em todos os lugares, independentemente de autoria. E quanto aos invejosos, mentirosos, enganadores e tal, é melhor deixar prá lá.Se eles plagiam intencionalmente é porque eles nunca terão a capacidade de criar. E isto deve ser realmente muito triste. Muito obrigada pela atenção :o)

Um comentário:

Giane disse...

Oi, Turmalina!

Agradeço o favor prestado e o texto...
Tão bem explicado que nem preciso dizer mais nada. Só copi...Ops! Eu quis dizer "anotá-lo" para referência futura - heheheh!!!

Beijos mil e bom domingo, Amiga de Boas Palavras!!!