26.6.09

Hoje estava selecionando uns contos para enviar para o Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio . Se você também gosta de escrever participe!!!
O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão
(no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total – da qual falava Poe (1809-1849) e Tchekhov (1860-1904): o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade.
Segundo algumas definições, o conto não deve ocupar mais de 7.500 palavras. Atualmente entende-se que pode variar entre um mínimo de 1.000 e um máximo de 20.000 palavras.
O conto necessita de tensão, ritmo, o imprevisto dentro dos parâmetros previstos, unidade, compactação, concisão, conflito, início, meio e fim; o passado e o futuro êm significado menor. O "flashback" pode acontecer, mas só se absolutamente necessário.
O final enigmático prevaleceu até Maupassant (final do séc. XIX) e era muito importante, pois trazia o desenlace surpreendente. Hoje em dia tem pouca importância; alguns críticos e escritores acham-no perfeitamente dispensável, sinônimo de anacronismo. Mesmo assim não há como negar que o final no conto é sempre mais carregado de tensão do que no romance.
O enredo do conto deve apresentar em linhas gerais, as seguintes fases: apresentação, evolução, clímax, solução ou desfecho. (Fonte: Wikipédia)
Leiam mais sobre como escrever um conto no Blog do escritor .
E vale dar uma lida em contos de alguns autores como:
Edgar Allan Poe, Guy de Maupassant, Clarice Lispector, Virginia Woolf , Katherine Mansfield, Tolstoy, Mary Shelley, Nicolai Gogol, Machado de Assis, Lima Barreto, Mario de Andrade, Marquês de Sade e Hemingway, entre outros.

Nenhum comentário: