8.4.09

Garanto que não é TPM...ontem escrevi sobre confinamento e hoje sobre atitudes antidemocráticas. Eu não fumo, mas convivo com muita gente que sim. Certo ou errado, saudável ou não, não acredito que a total proibição de fumar em ambientes públicos seja a solução. Prá toda uma geração, fumar era sinônimo de glamour hollywoodiano ou mesmo de liberdade de expressão. Muitas pessoas fumam para aliviar o estresse e cá entre nós a vida moderna capitalista é prá lá de estressante.O pai de um amigo meu, comerciante da área de tecidos, parou de fumar, infartou e morreu.Os filhos até hoje dizem que preferiam vê-lo fumando.Minha bisavó materna, que nunca fumou e que levava uma pacata vida de dona de casa longe das chaminés, morreu de câncer de pulmão. Não vou aqui negar os malefícios do cigarro, mas também não vou apoiar atitudes extremistas contra este hábito tão discriminado nos dias de hoje.Os vícios fazem parte integrante da natureza humana.
O líder do PSDB, Samuel Moreira, da Assembléia Legislativa de São Paulo (ALSP), por ocasião da aprovação da lei anti fumo, disse que : "Não se trata de proibir o cigarro, mas sim de garantir os direitos daqueles que não fumam"(...) "Nos próximos anos, essa medida vai reduzir o número de fumantes de uma forma natural, sem autoritarismo".
Como assim de forma natural, sem autoritarismo??? Uma vez que os proprietários de estabelecimentos podem, (e devem) até acionar a polícia para os fumantes.A lei deveria sim prever um local obrigatório para fumantes nos estabelecimentos públicos, seria mais democrático.O tal do fumódromo, apesar de ser uma forma de segregação, funcionava bem. Quem quisesse fumar tinha uma opção ao invés de uma restrição. E isso faz muita diferença!
Por que é que leis anti fumo não transferem para as indústrias tabagistas um pouco da responsabilidade, ao invés de cercear o direito do cidadão comum? E falando em direitos, estão defendendo os direitos dos que não fumam, como eu, o que é muito mais fácil, do que defender o direito dos que fumam. Dos que gostam ou precisam do cigarro como válvula de escape, como a bebida e outros vícios. Toda pessoa tem algum tipo de vício!!!
O presidente da ALSP, Barros Munhoz (PSDB) completa com: "É um projeto ousado e corajoso, e foi muito discutido com a população".Muito discutido com a população??? Tivemos referendo ou coisa que o valha??? Que eu me lembre, não. Ninguém me perguntou o que eu achava!
"O cigarro fica restrito à casa do fumante, às vias públicas (por enquanto) e aos espaços ao ar livre. A lista de lugares permitidos inclui instituições de saúde em que os pacientes estejam autorizados a fumar pelo médico responsável, as tabacarias e os locais de cultos religiosos em que o fumo faça parte do ritual. " ( Terra notícias)
Falando em ambientes salutares, até acredito na redução do fumo como solução, mas não na proibição.O homem polui tanto o ambiente de outras formas que não vejo no cigarro o maior vilão. Tentar proteger o não fumante de compartilhar a fumaça do cigarro é mesmo politicamente correto.Os fumantes que conheço não ficam baforando na minha cara e sempre ventilam os ambientes aonde fumam.E assim não fumo com eles...sem precisar proibí-los de fumar ao meu lado!!!

2 comentários:

Luci disse...

Hoho vim aqui pois sabia que teria algo sobre o cigarro, Sis, vc faz meus "editoriais" preferidos!
Segue a opinião de uma cabeça dura sobre o assunto: confesso que pensei "Ahá, Bem feito!" sobre a lei. Me agradou pois tenho ódio mortal de cigarro. Foi o estopim para os males do meu pai, por isso tanto ele como eu pegamos uma birra gigante do maRdito.
Infelizmente ao contrário de vc, mtos que conheço baforam na minha fuça. Por isso, aumento de imposto neles! ...mããããsss.... a lei é extrema mesmo, quero ver no que vai dar.

Luci disse...

Saudades de vc!
Estou aqui de plantã 24h, qdo vai passar por aqui? ein sumidaça!