13.2.09

O post abaixo foi escrito baseado nas primeiras notícias sobre o ocorrido.Dias depois descobriu-se que a brasileira estava mentindo.Uma vergonha!!! Mas continua valendo o que penso à respeito da xenofobia, pq o caso não aconteceu com Paula Oliveira, mas vive acontecendo pelo mundo, inclusive por aqui, com inúmeros anônimos.

"Quando o passado deixa de clarear o futuro, o espírito tateia no escuro." (Tocqueville)

Ainda estou chocada com a bárbarie cometida contra a brasileira Paula Oliveira em Zurique. Mulher, formada em direito, 26 anos, branca, grávida e trabalhando legalmente numa multinacional dinamarquesa (Moeller/Maersk).Não era oficialmente casada, mas isso não importa, vive com Marco Trepp, o pai dos dois filhos que perdeu.Definido seu perfil, não conseguimos entender a motivação do ataque pq este é o tipo de crime que não costuma acontecer por aqui.Na verdade, nessas proporções, em lugar algum.Normalmente as vítimas dos skinheads e neonazistas europeus são homens e homossexuais, normalmente de origem africana, turca e iugoslava.O mínimo que a polícia suiça pode fazer é identificar os agressores, julgá-los, condená-los e jogar a chave fora.
Como chamamos o que motivou esse ataque? Xenofobia, que literalmente significa medo do que é diferente. Na prática essa diferença é combatida com repulsa, preconceito e violência, até a sua eliminação, processo esse difundido por Adolf Hitler. Numa pesquisa realizada por Antonio Andrioli (Doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Osnabrück - Alemanha) em "2002 "foram localizados mais de 800 sites na Internet oferecendo textos, músicas e informações sobre demonstrações neonazistas.
Já em janeiro deste ano, a ONG SaferNet Brasil, que defende os direitos humanos na web, publicou os seguintes dados: No primeiro semestre do ano passado(2008), a ONG recebeu 706 denúncias de crimes relacionados à xenofobia, contra 1.876 recebidas no segundo semestre, o que corresponde a um crescimento de 165,7%.
O ser humano precisa realmente insistir em repetir sempre os mesmos erros? Não dá prá aprender? Será que alguém pode fazer alguma coisa?

3 comentários:

Luci disse...

Tur
Estou te mandando a receita por email.
bj Lulu

ameixa seca disse...

Não sabia desse caso! E como esse muitos, né? Infelizmente há muita gente que não sabe conviver com a diferença e nem respeitar. Isso é uma doença... Hoje em dia, ninguém está seguro!

Giane disse...

Turmalina...

Difícil dizer algo, ainda mais que as últimas notícias falam que a brasileira não estava grávida e provocou em si mesma os ferimentos.

Mas suas perguntas continuam valendo e tomara que um dia as respostas sejam boas.

Beijos mil!!!

PS:Tem presente para Você!!!