29.12.08


À pedidos : a torta de maçã que mais se aproxima da minha está lá na Caixa de Receitas.
Depois de lida a receita, vamos por partes :
Torta de maçã americana
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água).
Obs: Eu uso água e o açucar nessa proporção.Por aí existem receitas que levam mais açucar, mas eu não gosto muito doce, inclusive adiciono uma pitada de sal à massa.
Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.
Obs: Aí não tem segredo, eu amasso tudo com a ponta dos dedos :o)

Recheio
1,5 kg de maçãs
1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sementes trituradas de 3 bagos de cardamomo
Suco de 1 limão
2 colheres (chá) de conhaque
Obs: Eu uso 1 kg de maçãs, de preferências as mais ácidas e duras. Uso duas colheres (sopa) de farinho de trigo que deve dar mais ou menos 1/3 de xícara.Coloco uma colher (chá) inteira de canela.Nunca usei o cardamomo, só o suco de 1 limão e dos grandes.Nunca usei conhaque tb.
1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão, o conhaque e a mistura acima aos poucos. Deixe descansar para formar caldo.
Obs: a primera coisa que faço é fatiar as maças para criar um caldinho natural, isso mesmo antes de fazer a massa.

Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite
Obs: Primeiro pincelo com gema, depois polvilho com açucar cristal e canela. Não uso leite.

Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.- Eu gosto de abrir a massa entre duas placas de silicone ou plástico grosso, porque facilita a transferência para a forma.
Obs: eu divido em 3 partes e reservo 1/3 para a cobertura.Abro a massa entre duas folhas de papel filme.
2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.
Obs: Aquele 1/3 de massa que deixei separada, eu estico e corto em tiras de aprox. 1 cm de largura.Com elas monto um xadrez por cima do recheio.É importante deixar um pouco de espaço para deixar o recheio respirar enquanto assa.
3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.
E bom apetite!!!

Um comentário:

Luci disse...

hummm deu água na boca!