3.8.07

Nossa história começa com um presente de casamento: um rechaud para Raclette.
Basicamente era um rechaud comum com uma chapa de teflon por cima. O tal rechaud foi amplamente usado para outros fins culinários, assim como a dita chapa de teflon, mas Raclette que é bom, nada.
Vamos contar um pouco da história da deliciosa iguaria. Já em 1291, no mosteiro de Ob-und-Nidwaldem na Suíça, William Tell, o famoso herói, se deliciava com o "Bratchäs" (Queijo assado), como a Raclette era antigamente chamada.
Em 1574 uma receita detalhada aparece em Sion, capital do Canton du Valais na Suíça de fala francesa. O queijo é derretido na frente de uma fogueira e colocado sobre batatas fervidas com muita pimenta do reino, picles e frios variados. A palavra "Raclette" (do francês Racler = raspar) foi inventada para a exposição Cantonal du Valais de 1909.
Hoje, a receita original é servida com batatas fervidas, cebolinhas e pepinos em vinagre e uma seleção de frios. O ideal é acompanhá-la com um vinho branco seco.
Mas por que cargas d'água eu resolvi falar disso logo agora?
Hoje, voltando prá casa, escutei uma música romântica do meu tempo de mocinha e de como eu adorava jantares românticos. Chegando aqui, abro o blog da Clara e leio variações sobre o mesmo tema.Inclusive alertando os jovens interessados à não convidarem uma moça para um primeiro encontro numa churrascaria, muito menos do tipo rodízio.O texto dela está sensacional, principalmente quando ela diz : " Churrascaria, ainda mais se for rodízio, é igual leite de rosas: a gente até usa, mas não assume nem a pau."
Aí me coloco à pensar, já comi de quase tudo nesta vida, já fui à restaurantes bárbaros e botecos "pé-no-chão" sensacionais, mas nada de raclete. Aqui nunca fizemos pq meu cara metade não gosta de batatas cozidas e nem é tão fã assim de queijos.Pelo menos ele tb não é fã de churrascaria, prefere a culinária espanhola e italiana. Ah... e a japonesa! Não é tão ruim assim...mas hoje eu bem que gostaria de um jantar romântico com Raclette e vinho branco...
Vamos deixar para a próxima encarnação, ok?

Mas prá quem quiser arriscar fica aí a receita:

Ingredientes ( p/6 pessoas)

1,250 kg de queijo, (raclette, estepe, tilsit, emmenthal e gruyère 250 g de cada tipo)
Fatias finas de bresaola ou presunto cozido
Batatas tipo holandesa cozidas com casca
Salsichas pequenas
Pepinos em conserva
Cebolinhas em conserva

Modo de preparo:


Corte o queijo em fatias finas (ou rale) e as distribua em um tábua ou prato de madeira. Pegue o aparelho de raclette ou frigideira pequena (para a frigideira, use o difusor ou a placa para distribuir o fogo). Coloque um pouco do queijo no utensílio e, quando o queijo derreter, leve-o imediatamente ao seu prato. Coma com os acompanhamentos que desejar. Cada convidado deve fazer o seu.


Um excelente final de semana para todos...todos mesmo...hoje estou boazinha :o)

Nenhum comentário: