24.2.07

Eu adoro cozinhar e portanto amo fazer compras no Pão de Açucar... lá tem tudo o que um bom (ou nem tanto assim) gourmet precisa!E muito mais do que o necessário, é claro. Sabendo que eu precisava fazer umas coisas na rua, meu pai me convidou para fazer compras com ele. Saí de casa 11 da manhã e só voltei agora, às 5 da tarde.Primeiro o trabalho, depois a devoção... fiz tudo o que precisava e depois fomos ao mercado que estava lotado, era gente que não acabava mais se trombando pelos corredores.Eu fiquei mesmo na seção de molhos e temperos, e confesso que já não sei mais viver sem eles. Alguns são meus favoritos: canela, cravo, estragão, semente de mostarda, sálvia, aipo, zátar e por aí afora.Isto me lembra que faz tempo que não faço Babaganuche, que é super fácil....vou passar a minha receita:
Lave e seque pelo menos 4 berinjelas (com "j" segundo o dicionário Aurélio) médias . Forre o fogão todo com papel alumínio ou aquele produto específico. Espete cada berinjela (com "g", pq deriva do francês, segundo o dicionário "Houaiss") em um garfo e as acomode sobre as bocas do fogão acesas.Vai queimando e vc vai virando...é assim mesmo!Até que a casca fique toda queimada.Deixe esfriar um pouco e retire esta casca.À berinjela assada, adicione sal à gosto, um fio de azeite, pitadas de zátar (o tempero base do Tahine) , um dente (ou mais) de alho cru espremido e algumas gotas de vinagre. Leve à geladeira e pronto.Prá quem gosta, misturar um pouco de maionese ao servir tb fica muito bom! Blog tb é culinária...
Como eu não podia deixar passar: assistam o divino filme grego " O Tempero da Vida", de Tassos Boulmetis.Imperdível!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro Babaganouche, me faz lembrar momentos agradabilíssimos.

Enquanto você ia ao Pão de Açucar aí, eu fui ao mercado municipal central aqui em São paulo, também para fazer umas compras planejando umas comidinhas gostosas.

Aproveitei e comi um pastel de bacalhau e depois uma generosa fatia de abacaxi, me lambuzei toda, acho que estava com vontade demais mesmo.

Amanhã vou pilotar o fogão e te conto a receita do que vou preparar.

Bejinhos :o*

Luci disse...

nossa esse comentário aí da CLaudia me deu uma vontade do pastelão do mercadão...hum....

também adoro o babaganouche, mas morro de medo de queimar a berinjela no fogão pois uma vez me disseram que o gás de cozinha faz mal pra saúde, será? Existe outro jeitinho?

Ah, comprei as sementes de mostarda para usar na receita de conserva de ovinhos de codorna, mas não sei o que mais usar...o que mais você sugere usar este tipo de mostarda???

beijokas