10.6.06

E finalmente começou a Copa do Mundo!!!
Os críticos mais ferrenhos reclamam do ufanismo e da excitação coletiva que vão nos envolver nos próximos dias. Como diz o velho slogan: Todos num só coração, ou algo assim.
Impossível eu não me contaminar com o vírus da torcida tendo em casa dois fanáticos.Aqui até presente de aniversário é camisa da Seleção Brasileira, ou do Palmeiras ( e por consequência Portugal) , ou do Barcelona e até mesmo do Japão. Ah... eu já ia me esquecendo da nossa querida Costa do Marfim! Já deu prá perceber quem serão os favoritos da torcida aqui de casa...
Mas não fechemos os olhos à situação podre, política e social que atinge a Terra Brasilis... olhos e ouvidos sempre atentos, héin?
Segundo o jornal eletrônico Imprensa Popular de 10/06/06 : O crescente descontentamento da sociedade, especialmente dos jovens, com a política está gerando e fortalecendo um movimento nacional pela anulação do voto nas próximas eleições. Cerca de 90% das comunidades criadas no Orkut sobre "votar nulo" são favoráveis à idéia.A idéia dos organizadores é promover uma “revolução pacífica” através da anulação de seus votos. De fato, o artigo 224 do Código Eleitoral reza: “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” À menos que um governo ditador decrete a sua nulidade... aí minha gente, fodeu!!!
Segundo o Portal Terra:
Como anular o voto:
Voto nulo é aquele que não é contabilizado a nenhum candidato. Para a anular o voto é preciso digitar um número errado ou inexistente de acordo com o cargo que aparece na tela da urna. Isso significa que se o eleitor quiser anular seu voto para deputado federal, ele deve pressionar na urna eletrônica quatro digítos não relacionados a algum candidato. Feito isso, aperta-se a tecla CONFIRMA. Para anular todos os votos, o procedimento deve se repetir para cada cargo, sempre teclando CONFIRMA no final. Tenha cuidado. Se algum candidato aparecer na tela, o voto será computado a ele e o voto não será anulado.
Bem, segundo fontes matemáticas consultadas, o melhor é sempre digitar todos os campos vazios com o número 9. Mas vamos aguardar as proximidades das eleições para ver se algo muda neste sentido.
Já a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil , quer consciência e pede ao eleitor para não anularo voto. Se vc for muito católico então esqueça a minha sugestão!
Eu sei que a anulação de uma eleição é algo como um retrocesso no processo democrático...mas pera lá...roubo e corrupção tb é!!! Se não dermos um basta, nos roubaram no passado, nos roubam no presente e vão continuar nos roubando no futuro...
Embora eu considere o sucesso da Campanha de anulação de votos um tanto utópico, seria a melhor manifestação de insatisfação popular dos últimos tempos!

Um comentário:

Luci disse...

é mesmo, não tem como ficar alheio a esta febre de bola!
fico emocionada quando as torcidas se integram e comemoram juntas!É nois na copa!
bjs e boa semana para a galera daí!

ps. meeting accepted! vamos marcar um chazinho dia desses!