15.1.20

"Não quero o primeiro beijo: basta-me o instante antes do beijo."

Não quero o primeiro beijo:
basta-me o instante antes do beijo.

Quero-me corpo ante o abismo,
terra no rasgão do sismo.

O lábio ardendo entre tremor e temor,
o escurecer da luz no desaguar dos corpos:
o amor não tem depois.

Quero o vulcão que na terra não toca:
o beijo antes de ser boca.

Mia Couto, in ‘Tradutor de Chuvas’

E eu amei este filme:



Apesar do tema delicado e assustador, é uma obra poética.
A diretora Maria Ripoll soube equilibrar muito bem toda a gama de sentimentos que vão aflorando enquanto a história é contada.
Oscar Martínez, Inma Cuesta e a pequena Mafalda Carbonell trabalham excepcionalmente bem juntos.
Gostei até mesmo do tom cômico, ou tragicômico, sobre o começo da doença de Emílio.
Quando meu pai começou a perder a memória optamos por encarar isso de forma leve e muitas vezes rimos dos seus esquecimentos.Era uma forma dele não se sentir culpado por não se lembrar de acontecimentos recentes.Ele nos deixou antes de chegar num grau avançado e até mesmo de perder o bom humor.
Assim sendo, ele não foi fardo, ele foi alegria, ele foi amor, ele foi cumplicidade.

Nenhum comentário: