22.7.19

A salada russa (com merchandising)

De ontem para hoje escutei diversas vezes: - foi a melhor maionese que já comi na vida!
Preparo salada russa de olhos fechados e desde que minha mãe me ensinou, há uns 30 anos atrás. Antes disso eu já ficava na cozinha ajudando, ela me deixava picar as cenouras.
Existem inúmeras variações.


Via de regra, a minha versão mais básica, que foi a que fiz ontem, leva:

2 kg de batatas cozidas sem sal e sem casca, no ponto de quase desmanchar, mas ainda firmes.
3 cenouras grandes, embora tenras, cozidas, sem casca, em água, com uma colher de chá de sal e duas de açucar.
250 gr de vagens cozidas com água e sal ou no vapor.
200 gr de ervilhas frescas cozidas com água e sal.
1 vidro de palmito.
1 maçã fuji
500 gramas de maionese, uso sempre a Hellmann's (ou faço em casa)
meio copo de água
sal à gosto

De uns tempo para cá tenho usado uma colher de chá  cheia do tempero para churrasco da Bombay Herbs & Spices. (É um preparado seco composto de sal, alho, pimentão, cebolinha, pimenta calabresa, pimenta do reino, orégano, cebola, salsa, louro, manjericão e sálvia.)

Modo de fazer:
Cozinho tudo inteiro e só depois pico.
Exceto a batata, que pico um pouco maior, todos os outros ingredientes eu pico mais ou menos na medida da ervilha fresca.
A batata eu salgo depois de picar e antes de misturar tudo.
Depois adiciono a maionese e mexo bem, para que parte da batata se quebre propositalmente.
No final, quando o pote da maionese está vazio, coloco dentro o tempero para churrasco e o meio copo de água, tampo e chacoalho.Despejo sobre a salada e misturo novamente.Esta água dá leveza à maionese e o tempero a perfuma.
Pronto, não tem segredo.

Variações: às vezes coloco beterraba cozida, mas ela tinge a maionese e algumas pessoas podem achar estranho.Nozes também costumam manchar a salada.
Se não tem o tal tempero para churrasco, faço sem mesmo.
Salsão fresco ou em pó também fica gostoso.
Quando uso ovos cozidos e picadinhos, ela costuma ficar mais amarelinha por causa das gemas.
Aqui quando sobra peixe assado, no dia seguinte sempre faço maionese de peixe, que fica melhor ainda com um pouco de raiz forte misturada à salada.

Ou seja, não tem nenhum grande segredo!!!
Talvez o maior deles seja o amor envolvido.
É um daqueles pratos que gosto mais de fazer do que de comer. Faço para os outros e pelo prazer de preparar algo que muita gente gosta.
(Foto: site Chef Continente

Nenhum comentário: