13.6.13

Antigamente nossas avós tinham sempre uma receitinha caseira para diversos males.Canja de galinha, geléia de mocotó, gemada com vinho do porto, limão com mel, mingau de aveia, xarope de beterraba, chá disso e daquilo.Os tempos mudaram e fomos nos afastando das soluções caseiras.
Depois do susto que levei com a picada de aranha o médico me solicitou 23 exames laboratoriais.Afinal, a minha resposta ao processo inflamatório foi muito lenta.
Meus exames, aparentemente, estão ótimos.Colesterol e triglicérides perfeitos, assim como a glicose.Mas saí do consultório com uma receita de Ferro, Vit.D e Vit. C.Talvez, se eu estivesse seguindo os conselhos da vovó, não precisaria destes suplementos e nem destas recomendações:
Consuma os alimentos fontes de ferro com alimentos fontes de vitamina C na mesma refeição para aumentar a absorção do ferro. Por exemplo: Beba suco de laranja com uma tigela de aveia no café da manhã. Adicione pimentão vermelho em cubos no sanduíche de atum. Inclua fatias de laranja à salada de espinafre.  Consuma fontes vegetais de ferro com a carne, pescado ou ave para aumentar a absorção do ferro. Por exemplo, consuma macarrão com molho à bolonhesa ou adicione nozes ao frango xadrez. Cozinhe em panela de ferro ou aço inoxidável para aumentar a quantidade de ferro nos alimentos.ƒDesfrute de nozes e frutas secas como passas, damascos, ameixas, figos e tâmaras como petisco ou adicione-as ao cereal matinal. Adicione feijões, ervilhas ou lentilhas às sopas, ensopados, saladas, caçarolas e molho de espaguete. Evite tomar chá ou café com alimentos ricos em ferro.

Nenhum comentário: