24.5.13

Desde que fui na nutricionista ocorreu uma revolução na minha cozinha.
Não que não soubesse como comer, mas eu andava precisando de um "presta atenção".
Aqui consumíamos manteiga e azeite sem restrição.A manteiga agora é utilizada com muita sabedoria.
Os pães brancos, de todas as formas e sabores foram substituídos por integrais.
O trigo do tabule foi substituído por quinoa e o resultado é fantástico, ficou um prato muito mais leve e saboroso.
As carnes magras ganharam destaque.A panela de pressão, o tempero certo e a boa selada na carne produzem bifes de panela de comer com os olhos fechados, que somados à uma mandioca bem macia e  tomates maduros, tudo junto na panela, fornecem um prato de textura e sabor iguinaláveis.Hamburguer só o feito em casa.
O frango nunca foi o favorito por aqui, até então.Agora reina a variedade: filé de frango marinado na chapa, cubinhos ao curry com cogumelos e creme de leite light, sobrecoxa desossada e sem pele, temperada com suco de laranja e especiarias, ao forno, sobre uma cama de batatas e legumes.
Peixe pode ser cru, cozido ou assado, o que aqui nunca foi problema.Sai o arroz do sushi e entra a salada de pepino e o shitake.
Saiu o arroz branco e entrou o integral.
No café da manhã é obrigatória a ingestão de uma vitamina preparada com leite (ou iogurte), uma fruta e farelo de trigo tostado.O que eu acho ótimo porque leite. só disfarçado.
Frutas são 5 por dia, sendo que uma tem que ser cítrica.Vale cozinhá-las.Doce agora, só de frutas naturais.
Outra obrigatoriedade são as sementes, os grãos e castanhas como as do pará, nozes, amêndoas e etc.Além dos vegetais.
Prá ser sincera, dá um pouquinho de trabalho administrar e preparar uma alimentação saudável ao estilo slow food.Agora vivo com a bolsa cheia de potinhos.Por outro lado vivemos em um país rico em matéria prima natural, ou seja, não industrializada.E o prazer, prolongado, proporcionado por este tipo de alimentação é infinitamente melhor.
Tempo continuo não tendo, mas tive de priorizar a minha saúde, assim como a da minha família.
E estou adorando!!!


Nenhum comentário: