1.12.11


Com disse meu amigo Dalton Almeida:

"Hoje é dia de jogar luz sobre a questão. Quem tiver jovens próximos ao seu convivio, alerte-os sobre a necessidade de preservativo sempre. Quem não viveu o início da epidemia da Aids não percebe a gravidade da coisa."

A sobrevida dos portadores melhorou, muitos são os estudos em busca da cura, mas na realidade a epidemia não está controlada. É preciso divulgarmos a prevenção, principalmente entre os jovens mais próximos à nos para que eles possam atuar como multiplicadores.

Segundo a Dra Silvia Bellucci - responsável pelo Centro Corsini:

"Nos primeiros três meses deste ano deram entrada em nosso ambulatório multidisciplinar 21 novos pacientes infectados com o vírus da AIDS, ou seja, 2 casos por semana. Uma parte deles já apresenta a doença instalada, o que significa que a contaminação ocorreu há muitos anos e que o diagnóstico foi tardio com perda de tempo precioso para o tratamento e condição ideal para a transmissão a seus parceiros (as) sexuais.
Os outros pacientes, a maioria, demonstra uma contaminação recente, pois se apresentam como portadores do HIV sem danos expressivos de seu sistema imunológico e, portanto sem os sinais e sintomas que caracterizam a doença AIDS.
O que significam essas duas condições diferentes no diagnóstico desses novos pacientes? Em primeiro lugar, que pessoas infectadas com o HIV encontram dificuldades para ter esse diagnóstico, seja de ordem emocional, de acesso aos serviços de saúde ou de despreparo dos serviços de saúde para a realização desse diagnóstico. Em segundo, muito preocupante, é o descaso com a Prevenção, pela crença de que a epidemia está controlada e que os antiretrovirais “dão conta do recado”. Pense nisso." ( 28 de julho de 2011)

E falando em Centro Corsini, aguardo ansiosa a chegada das doações que agora já têm data para serem entregues às crianças do abrigo: 19 de dezembro.

4 comentários:

Lucia Luz disse...

Turmalina

Valeu!
Aqui compro e entrego nas mãos dele. Não tem desculpa.
Beijinhos

Lucia

Anônimo disse...

Por aqui estamos caminhando no sentido inverso. O governo desinveste na Luta contra a SIDA :-(

Carlota e a Turmalina disse...

Lucia...pois é, esse ano vou entregar em mãos, mas esperar até que eles abram e guardem os presentes, porque andamos tendo uns probleminhas.E com isso perdi alguns colaboradores, mas enfim, lá vamos nós outra vez e agora com olhos mais atentos.Farei a entrega logo após o Auto de Natal que eles apresentarão no dia 19 de dezembro.É um pouco cedo, mas achei a melhor ocasião.Beijos

Carlota e a Turmalina disse...

Carlos...quero ver o que o seu governo fará quando estourar uma nova epidemia.Mas estão querendo acabar com o país, hein?
Aqui o poder público dá uma boa assistência em termos de medicação.Já é alguma coisa, aliás muita coisa.Faltam campanhas de conscientização e muita divulgação.