10.10.11

Todas as cartas de amor são ridículas...mas eu sou louca por elas.

Carta de Amor

Eu sabia que seria apenas depois de te teres ido embora que iria perceber a completa extensão da minha felicidade e o grau da minha perda também. Ainda não a consegui ultrapassar, e se não tivesse à minha frente aquela caixinha pequena com a tua doce fotografia, pensaria que tudo não teria passado de um sonho do qual não quereria acordar.
Contudo os meus amigos dizem que é verdade, e eu próprio consigo-me lembrar de detalhes ainda mais charmosos, ainda mais misteriosamente encantadores do que qualquer fantasia sonhadora poderia criar. Tem que ser verdade.
Martha é minha, a garota doce da qual todos falam com admiração, que apesar de toda a minha resistência cativou meu coração logo no primeiro encontro, a garota que eu receava cortejar e que veio para mim com elevada confiança, que fortaleceu a minha confiança em mim mesmo e me deu esperanças e energia para trabalhar, na altura que eu mais precisava.
Quando tu voltares, querida menina, já terei vencido a timidez e estranheza que até agora me inibiu perante a tua presença. Iremos sentar-nos de novo sozinhos naquele pequeno quarto agradável, vais-te sentar naquela poltrona castanha , eu estarei a teus pés no banquinho redondo, e falaremos do tempo em que não existirá diferença entre noite e dia, onde não existirão intrusos nem despedidas, nem preocupações que nos separem.
A tua amorosa fotografia. No início, quando eu tinha o original à minha frente não pensei nada sobre a mesma; mas agora, quanto mais olho para ela mais esta se assemelha ao objeto amado; espero que o rosto pálido se transforme na cor das nossas rosas, e que os braços delicados se desprendam da superfície e prendam a minha mão; mas a imagem preciosa não se move, parece apenas dizer: Paciência! Paciência” Eu sou apenas um símbolo, uma sombra no papel; a tua amada irá voltar, e depois podes negligenciar-me de novo.
Eu gostaria imenso de colocar esta fotografia entre os deuses da minha casa que pairam acima da minha secretária, mas embora eu possa mostrar os rostos severos dos homens que reverencio, quero esconder a face delicada da minha amada só para mim. Vai continuar na tua pequena caixinha e eu não me atrevo a confessar a quantidade de vezes, nestas últimas vinte e quatro horas, que tranquei a minha porta para poder tirar a fotografia da caixa e refrescar a minha memória.

Carta de Sigmund Freud a Martha Bernays, 19 de Junho 1882.

E essa é especialmente linda :o)

5 comentários:

Lucia Luz disse...

Não conhecia.
Linda linda linda.
Adorei.
Obrigada por compartilhar.
Beijinhos

Anônimo disse...

Ridículas nada! cartas de amor são poemas de liberdade...

Lucia Luz disse...

Carlos

Você está certo!

Carlota e a Turmalina disse...

Carlos e Lucia...é uma pena que hoje os homens, a grande maioria deles, não escreva mais cartas de amor.

Lucia Luz disse...

Turmalina

Pena mesmo!
Mas nós as meninas também não escrevemos mais né?
Beijinhos