4.9.11

Pronto! Novinha em folha, pero no mucho, depois de um cochilo com analgésico, seguido de um café bem quente.
Da mesma forma que acredito que temos alguma parcela de culpa no efeito do aquecimento global também acredito que essas mudanças climáticas são agravadas pela mão do homem.Já fui criticada por afirmar que somos responsáveis por essas mudanças por gente que acredita que isso é cíclico e que faz parte de um tipo de acomodação do planeta que ocorre entre bilhões e bilhões de anos.
Mas é fato que vivemos aqui hoje e que devemos tentar manter o planeta saudável e estabilizado para as próximas gerações, mesmo que não sejamos os principais responsáveis por todas essas ocorrências climáticas.


A imagem acima mostra a quantidade de gelo presente no polo norte do planeta. Foi captada em duas datas, 1979 e 2003, pela NASA. A superfície não é toda coberta de gelo porque Setembro ainda é verão na região.Mas percebe-se claramente que em 24 anos a quantidade de gelo diminuiu consideravelmente, tanto que com o degelo abriu-se uma nova rota de navegação, a Passagem do Noroeste.

Segundo fontes da Wikipédia:

A Passagem é uma rota possível através das ilhas do norte do Canadá, quase sempre cobertas e rodeadas de gelo, o que diminuiria consideravelmente o trajeto marítimo entre a Europa e a Ásia. Até setembro de 2003, a rota só era praticável por navios com potência suficiente para quebrar gelos e durante os meses mais quentes do Verão ártico; no entanto, a ESA (European Space Agency) divulgou fotografias, em 2007, imagens de satélite que mostram que a passagem está aberta e limpa de gelo. O gelo do Áctico derreteu em 2007 dez vezes mais depressa do que no ano anterior, o que foi decisivo para esta inesperada abertura da Passagem do Noroeste (os cientistas previam que tal só acontecesse algures durante as próximas duas décadas).

Não sou cientista mas não acho que seja coisa normal esse degelo e nem o crescimento das taxas do dióxido de carbono presente no ar que respiramos.Vou novamente chover no molhado e afirmar que acho necessário não só preservarmos nosso ambiente como também incentivarmos nas próximas gerações a preocupação e o cuidado com a preservação do planeta.

Nenhum comentário: