13.9.11

Eu nunca havia pensado em conhecer a Tailândia até ver as fotos do Templo Budista Wat Rong Khun:

Elephants adorn roof of Wat Rong Khun temple, Chiang Rai, Thailand
This travel blog photo's source is TravelPod page: A Temple To Kitsch

A viagem vale também para conhecer o excêntrico interior do Templo:

"Matrix, Superman e Avatar. O trio da cultura pop estadunidense não possui nenhuma relação com templos budistas tailandeses, certo? Bem, talvez não com a maioria deles, mas o templo de Wat Rong Khun, em Chiang Rai, na Tailândia é uma excessão à regra. Logo de cara, percebe-se que este não é um lugar santo como os outros encontrados por lá.
Em 1997, o artista local Chalermchai Kositpipat se ofereceu para realizar o trabalho na área comum de convivência do templo bancando-o com suas próprias despesas. Mas ele mudou o plano original de forma tão drástica que o local começou a atrair tanto nativos quanto turistas, curiosos para ver o que o artista aprontava.
Assim como a catedral da Sagrada Família de Barcelona, o templo nem um pouco convencional – que é tanto hindu quanto budista – ainda está em construção e alguns dizem que não será concluído nem nos próximos cem anos.
Wat Rong Khun é inteiramente branco, para simbolizar a pureza de Buda. Os espelhos usados ​​representam a sua sabedoria, que “brilha em toda a Terra e em todo o Universo”. Há também uma ponte impressionante sobre um mar de mãos humanas, que tentam alcançar o céu. Mas talvez a coisa mais inusitada sobre o templo seja o seu interior :
imagens pintadas em tons de dourado, representando animais sagrados e naves espaciais. Isso mesmo, aeronaves futuristas pilotadas por robôs, além de super-heróis como o Super Homem em pleno voo. Dentre os outros personagens conhecidos representados no templo estão o Neo de Matrix, Batman, e até mesmo as criaturas do filme Avatar.
Wat Rong Khun definitivamente não é um templo convencional, mas vale a pena conhecer sua bela e arquitetura alucinantes, além de, claro, um dos mais estranhos murais interiores que você pode encontrar no mundo todo." Bruno Calzavara

A Tailândia é um pouco distante...mas aqui pertinho existe um bonito Templo Budista, bem mais tradicional, aberto à visitação pública aos sábados e domingos.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Tailândia é um país fantástico, Turmalina. Pela arte, pela cultura, pelo povo e pela diversidade das paisagens.

Carlota e a Turmalina disse...

Carlos...nessa não sei se ainda chego lá, mas numa próxima, com certeza.E eu ainda tenho de chegar no Fim do Mundo :o)