6.8.11

Fotografia no cinema

A grande maioria das pessoas assiste à um filme sem saber que por trás daquela imagem existe o trabalho primoroso de diversos profissionais cujos nomes são totalmente desconhecidos do grande público.E sem eles, parte da magia se perderia, mesmo com o trabalho de excelentes atores e diretores.Eles estão distribuídos em equipes como as de Arte, Som e Fotografia, entre outras.

Os diretores de fotografia são os que mais chamam a minha atenção, seguidos pelos de Som. São eles que imprimem na minha retina imagens que não esqueço jamais e que uma vez ou outra voltam em flashes na minha mente.Gosto especialmente do trabalho de um italiano, que tem como inspiração o estilo do pintor Caravaggio, e que é conhecido como o “Mago da Luz”: Vittorio Storaro.

Segundo ele, criar a fotografia de um filme para o cinema é como “scrivere com la luce” (escrever com a luz) .Seu trabalho mais “famoso” foi em Apocalypse Now, ao lado de Coppola. Também filmou com Bertolucci em “O último tango em Paris”, “O último Imperador” , “ O Céu que nos protege” e “1900”.Seu trabalho esteve presente também em “Lady Hawk” , do Richard Donner e no “Flamenco” e no “Tango” de Carlos Saura. Este último eu considero uma das melhores lições de fotografia, luz e sombra do cinema contemporâneo.


Nenhum comentário: