25.9.10


Enfim recomposta da última semana, posso escrever um pouco sobre o primeiro dia de filmagem de Wonderland. Não foi fácil, tivemos momentos de tensão, de calor intenso, de fome e de cansaço, beirando a exaustão. Começamos às 8 da manhã e só paramos para um breve descanso e almoço rápido depois das 2 da tarde. O último plano foi filmado quase às 7 da noite.Foram praticamente 12 horas intensas de trabalho. E nem sempre as coisas saem como o planejado e nem mesmo como o ensaiado, principalmente porque o cinema requer alguns detalhes, alguns olhares, um pouco mais cuidadosos do que o teatro. Mas acredito firmemente que sempre vale a pena.

Ingmar Bergman (em imagens, p.123) falando sobre o filme “Tormentos”, rodado no verão de 1945, que mais tarde receberia o título de “Crise”, escreveu:


“ Ainda hoje recordo o terror inconcebível que foi o primeiro dia de filmagem. Evidentemente, que todos os primeiros dias de filmagem são especiais, cheios de tensão. Comigo, pelo menos, tem sido assim. Desde o início de minha carreira até Fanny e Alexander. Mas aquele dia era o dia de filmagem de toda a minha vida profisssional.Tinha-me preparado minuciosamente.Cada plano estava estudado, cada posição de câmera bem pensada.Em teoria sabia perfeitamente o que queria. Na prática acabou tudo uma porcaria dos diabos.(...) Naquele dia fazia um calor abrasador, e trabalhávamos num estúdio com telhado de vidro. O operador de câmera Gösta Roosling, não estava habituado a problemas complicados de iluminação, característicos daquela época do ano, nem a câmeras pesadas.(...) A protagonista Dagny Lind, que praticamente nunca tinha filmado, estava mais desfalecida de terror. Naquela época, de modo geral, era costume conseguir fazer oito diferentes planos por dia, o que correspondia a um plano por hora. No primeiro dia conseguimos fazer dois. Quando depois vimos esses dois planos, além de estarem desfocados, um microfone era visível num dos cantos.Dagny Lind falava como se estivesse no teatro.O cenário era de teatro.”

Ou seja, ele teve mais problemas do que nós. Nosso saldo foi bem positivo e tenho certeza de que estamos no caminho certo.

Ah...e “Crise” não foi um grande sucesso, mas abriu as portas que nunca mais se fecharam para Bergman e muitos dos integrantes da equipe que participaram daquele primeiro dia de filmagem.


Nenhum comentário: