8.3.10

Um dia que homenageia a mulher é uma dia perfeito para falar de respeito. O respeito que a personagem Preciosa merece e que vêm à nós pelas mãos do diretor Lee Daniels. Não que antigamente não tivesse, mas atualmente é enorme a gama de adjetivos usados para discriminar as pessoas. Hoje, tudo é motivo para ofender, tentar diminuir ou mesmo ignorar aquele que é diferente, ou que de alguma forma ameace a tão frágil segurança de determinados indivíduos. Qualquer particularidade é motivo.
A falta de respeito me parece vinculada à falta de perspectiva que de uma forma geral acomete a nossa sociedade.E nesse processo considero a função da escola fundamental, uma vez que o núcleo familiar anda meio desestruturado.Está mais do que na hora de revermos as instituições educacionais. Os conteúdos estão obsoletos diante do avanço tecnológico que nos possibilitou ultrapassar fronteiras inimagináveis no século passado. É preciso modificar forma e conteúdo, respeitando sempre a diversidade humana.
Quanto ao respeito é preciso resgatá-lo.E o cinema, em todas as suas formas, seja profissionalmente ou não, é um poderoso instrumento para isso.

Nenhum comentário: