7.3.10

Como acontece todo ano, hoje à noite na cerimônia de entrega do OSCAR, a Academia Americana de Cinema premiará o melhor filme, melhores atores, diretores e etc. Este ano parece até que o OSCAR chegou mais cedo, pois mal tive tempo de assistir à maioria dos indicados.Há muito tenho discordado com os premiados.Vou indicar aqui os nomes que eu suponho que levem a estatueta por tudo que li e pelo pouco que assisti. E vamos ver depois o que acontece.

Para Melhor Filme eu votaria em Preciosa.

Mas desconfio que o prêmio ficará entre Avatar, Bastardos Inglórios ou ainda Guerra ao Terror.

Para Melhor Diretor eu votaria em Kathryn Bigelow, porque é uma mulher fazendo e bem, um filme masculino. Acredito que o prêmio fique entre ela e Tarantino.

Para Melhor Ator, meu voto vai para Morgan Freeman, porque é Mandela e é Freeman. Mas quem tem grandes chances de levar o prêmio é George Clooney, elogiadíssimo por sua atuação em Amor sem Escalas.

Para Melhor Ator Coadjuvante concordo com o favoritivismo de Christoph Waltz, que interpretou o detestável Coronel Hans Landa em Bastardos Inglórios.

Para melhor atriz a disputa é um pouco mais acirrada. As novatas Gabourey Sidibe e Carey Mulligan fizeram um bom trabalho. Já a atuação de Helen Mirren é quase sempre inquestionável. Mas meu voto fica dividido entre Meryl Streep que estava impecável como Julia Child e Sandra Bullock como Leigh Anne.

Para Melhor Atriz Coadjuvante eu não poderia votar em Penelope Cruz por sua atuação em Nine, pois seria injusto com Nicole Kidman, Judi Dench e Marion Cotillard.Neste quesito prefiro esperar a decisão dos juízes porque por enquanto meu voto iria então para Anna Kendrick por não ter visto ainda a atuação de Maggie Gyllenhaal.


Para Melhor Roteiro Adaptado me agradou a idéia de trazer às telas Distrito 9, embora ele pudesse ser melhor adaptado.Mas vou apaostar minhas fichas no pouco comentado In The Loop.

Para Melhor Roteiro Original meu voto vai para Tarantino com seus Bastardos Inglórios.Não é bem um filme original, mas ele consegue pegar uma história bem batida e dar uma nova versão , ao estilo Tarantino. Embora Guerra ao Terror e O Mensageiro tragam bons questionamentos sobre a psique humana, principalmente colocada à prova em estado de guerra.

Para Melhor Direção de Arte escolho Nine.

Para Melhor Figurino, fico com a estética delicada que acompanha o figurino de Brilho de uma Paixão, apesar do forte concorrente Coco Antes de Chanel.


Para Melhor Fotografia, mesmo sabendo que muito é resultado de tecnologia, voto em Avatar.E exatamente no sentido oposto está a belíssima fotografia em P&B de A Fita Branca.

Para Melhor Animação Longa-Metragem fico com Coraline, baseado no livro de Neil Gaiman.


Para Melhor Filme estrangeiro escolho o peruano La Teta Assustada, da diretora Claudia Llosa, que é carregado de simbolismos.


Para Melhor Documentário Longa-Metragem é claro que voto em The Cove e não só por uma questão de posicionamento.Outra boa indicação é Food Inc.




Para outras categorias como Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som e outros, prefiro assistir primeiro os concorrentes para comentar.Agora é só esperar pela festa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este ano estou um pouco à margem dos OSCARES, a maioria dos filmes não tive oportunidade de ver. Mas há uma coisa que dou como (quase) certa: Kathryn Bigellow vai ser a primeira mulhr a receber o Óscar de melhor realizador ( ou Directo, como dizem aí pelo Brasil)

ameixa seca disse...

Acho que não acertaste em muitos né? Às vezes existem surpresas... que até são boas :)