25.2.10

Que mundo é este que queremos?
Em muitos lugares já é proibido fumar, beber somente com moderação.E falando em moderação os soldados da saúde pregam a extinção da gordura de qualquer tipo.Isso porque óleos e gorduras são importantes na formação do cérebro de uma criança em desenvolvimento.
E o pior mesmo é que crianças antes dos sete anos já tomam adoçantes artificiais. Não vou aqui fazer apologia ao açucar ou qualquer outro alimento.Crianças pequenas não precisam nem do açucar, pois o açucar das frutas é suficiente para mantê-las com energia por um dia inteiro.É incontestável que tentemos nos alimentar da forma mais natural possível, mas nada de radicalizar.
Falando em radicalizar, hoje cedo fiquei abismada com a notícia que assisti no jornal da manhã. Nos EUA, a Associação Americana de Pediatria está lançando uma verdadeira frente de batalha com as salsichas. Desde a época de vovó mocinha crianças comem salsichas, apesar de todas as recomendações contrárias.Faz parte do universo infantil como pipoca e brigadeiro.
E não é que querem retirar as salsichas do mercado, não. Querem que ela seja processada em pedaços bem pequenos, no tamanho de ervilhas, para que as crianças não engasguem.Afinal é grande o número de crianças que morrem engasgadas nos EUA, com salsichas e outros alimentos considerados obstrutores como a cenoura, uva, pipoca e amendoim.
Como assim? Eu comi tudo isso quando criança, minha mãe comeu, minha avó comeu e meu filho come. Será que ninguém percebe que ao invés de modificarem os formatos dos alimentos é preciso criar mães, ou cuidadores, mais conscientes e responsáveis.
Da mesma forma que a pessoa não vai deixar a criança com um objeto metálico e pontiagudo na frente de uma tomada elétrica, não deve deixá-la comer sozinha alimentos que podem engasgá-la. É um tanto óbvio, não é? Agora, colocar a culpa na salsicha é um pouco demais.
Eu percebo que algumas medidas acabam por diminuir a responsabilidade dos pais. É mais fácil mudar o formato da salsicha do que cuidar do filho enquanto ele come. Ultimamente tenho visto muitas mães descuidadas por aí. Essa não é a minha escola.
A reportagem dizia que 900 crianças morrem, anualmente, vítimas de sufocamento nos EUA e a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa. As causas vão desde o sufocamento dentro do berço até a ingestão de alimentos
E eu me pergunto como é que a humanidade sobreviveu até hoje?

Um comentário:

ameixa seca disse...

Com sorte são os pais que fazem de propósito para que elas se engasguem. É duro dizer isto mas, muitas vezes é a pura verdade. Eu comi açúcar às colheradas quando era criança e salsicha também, até conheço quem comesse manteiga à colher e estamos todos vivos. Essas coisas acontecem porque o imprevisto aparece a todos :) As crianças não podem continuar a ser tratadas como vidrinhos de cheiro, sendo protegidas de coisas que não deveriam pois não vão aprender a enfrentar os problemas. Isso é grave!