3.1.10

À primeira vista vemos uma faixa de areia, uma magnífica praia deserta ainda por ser destruída pelo turismo que invade a faixa litorânea brasileira.Não...não... esta é a Floresta Amazônica. É uma parte da Amazônia que fica coberta por água metade do ano, na época das cheias. Esta é uma das margens do rio, na verdade igarapé, Itú, um afluente do Negro.
Igarapés são cursos de água, braços estreitos de rios ou canais existentes em grande número na bacia amazônica, caracterizados por pouca profundidade, e por correrem quase no interior da mata.Esta é própria região que não pode pegar fogo...as queimadas aí levariam ao processo de desertificação. Infelizmente a beleza da Amazônia é frágil.
Quando vemos nos noticiários que é necessário aumentar o combate às queimadas e ao desmatamento muitas vezes não aquilatamos a importância desta ação.E evitar a destruição de igarapés é imprescindível nesse cenário.O que não se noticia é que em Manaus, por exemplo, praticamente todos os igarapés foram fechados e aterrados para dar lugar à conjuntos de prédios residenciais.
Por sorte, a região das fotos está bem distante de Manaus e as comunidades que lá vivem aprenderam à respeitar a natureza, que sendo bem cuidada, tanto lhes dá. Mas mesmo assim em alguns locais mais próximo à civilização, na estação seca, muitos igarapés secam completamente, coisa que não acontecia antes. Mas calma que ainda tem muita floresta em outra margem do rio.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Que bonito, tem mesmo que ser preservada!

Carol Mendes disse...

Bom dia!!!
Desejo que 2010 seja simplesmente fantastico!!!! Seja um ano de muitas realizaçoes.
Que tenhas muito amor, saude, sucesso e dindin (que ajuda e muito para tantos objetivos e sonhos de consumo).
Bem minha amiga, desejo que Deus lhe de sempre o melhor.
Um super Beijo e muito obrigadinha por estar sempre por perto com palavras tao doces.

Anônimo disse...

Belíssimas imagens acompanhadas de uma reflexão oportuna.
Bom ano de 2010