26.1.10

A chuva castigou primeiro o Rio de Janeiro e agora São Paulo. São inúmeras pessoas desabrigadas e algumas mortas.Muitas ainda encontram-se em abrigos e em condições precárias.Para essas pessoas o Haiti é aqui. Com uma diferença.As pessoas se sensibilizaram pelas vítimas do Haiti porque lá houve um acidente de ordem natural. Aqui já escutei muitas pessoas criticarem as vítimas das enchentes acusando-as de responsáveis pela própria desgraça.Acusam de negligência as vítimas que construíram suas casas em locais de risco.Mas na verdade as chuvas não estão poupando ninguém, seja lá quem constrói no morro ou em local relativamente seguro. Como em Itapevi aonde um pedaço inteiro de uma estrada foi levado pela enxurrada e São Luis do Paraitinga que ficou praticamente toda debaixo d'água.
Todo ano as chuvas de verão atingem a cidade de São Paulo em forma de enchentes.E o que mudou? Mudou que a cidade continua se desenvolvendo de forma desordenada, a população continua jogando lixo nas ruas e nos rios indiscriminadamente e o índice pluviométrico parece ter aumentado. Está faltando principalmente planejamento. Chove tanto que as cidades do interior próximas às represas estão em estado de alerta desde o começo do ano.Comportas têm sido sistematicamente abertas para evitar o rompimento das barragens. Até agora esta liberação já é 18 vezes maior do que a do ano passado. O nível da água continua acima dos níveis considerados de segurança e a previsão do tempo diz que vem mais chuva por aí. Só aqui na região próxima à capital são consideradas cidades "inundáveis": Bragança Paulista, Itatiba, Atibaia, Joanópolis, Morungaba, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Caieiras, Franco da Rocha, Igaratá, Salesópolis, Nazaré Paulista e Águas de Lindoia. Ei, São Pedro, dá uma trégua aí!

2 comentários:

ameixa seca disse...

A natureza é difícil de segurar. Infelizmente, cada vez mais ouvimos falar destes desastres naturais!

Zoe disse...

viva turmalina
aqui também choveu sem tréguas desde o natal, mas não com as consequências de tragédia que se abateram sobre vocês. agora, de há uns dias para cá s. pedro deu-nos uma trégua.de tanto estar habituada ao chapéu-de-chuva, parece que me falta qualquer coisa ou que me esqueci dele no café!
beijinho
zoe